A carregar...

Trimurti

Trimurti

9, 10, 11, 12 MAIO
AUDITÓRIO
22:00
Música

Título: TRIMURTI (Portugal, Vietname, Índia, Japão)
Mário Laginha (Portugal) - piano
Ngyen Lê (Vietname) - guitarras
Prabhu Edouard (Índia) – tablas
Joji Hirota (Japão) – tambores taiko e shakuhachi

Acerca do nome deste projecto – “Trimurti” – foi-me sugerido por uma professora de música (etnomusicóloga) que me explicou que esta palavra em sânscrito significa Triumvirate – a triologia que existe em várias religiões. Também significa a Trindade que se auto-recria permanentemente, sempre tentando alcançar um nível superior no campo espiritual e está relacionado com a vida e o mito. Também, nós, na música estamos sempre a tentar recrearmo-nos, tentando fazer o nosso melhor para alcançar um objectivo – que neste caso é a melhor música que conseguimos fazer juntos. É por tudo isto que acho que “Trimurti” pode ser um bom nome. O som da palavra “Trimurti” em português é muito bonito e isso também é importante.

Mário Laginha



Para a abertura do Museu do Oriente, a Fundação Oriente desafiou o pianista Mário Laginha a escrever uma peça dedicada ao Oriente para a noite de estreia do auditório. Para o acompanhar nesta aventura, o pianista português convidou alguns dos mais admiráveis instrumentistas orientais da actualidade. Do Japão chega-nos Joji Hirota, respeitado mestre dos taiko (tambores típicos nipónicos), de diversas outras percussões e flautista de créditos firmados.
Também percussionista, mas proveniente da Índia, é Prabhu Edouard, jovem instrumentista de indiscutível qualidade e virtuosismo. Este indiano, radicado em Paris, é um dos mais promissores executantes de tablas.
O último convidado de Mário Laginha é o extraordinário guitarrista vietnamita Nguyen Lê, homem do jazz, mas que já passou pela música tradicional do seu país, pelo rock (é autor de um fabuloso espectáculo e disco de homenagem a Jimi Hendrix), pelo funk, entre muitos outros.


PREÇO: € 20,00
M/ 4
DURAÇÃO APROX: 75 minutos

Co-produção: Fundação Oriente/Sons em Trânsito