A carregar...

O Navegador corajoso e as suas aventuras no mar desconhecido

Oficina de Teatro para crianças
Delegação da Fundação Oriente em Goa

O Navegador corajoso e as suas aventuras no mar desconhecido

Entre os dias 3 e 13 de Abril, a Galeria de Arte da Delegação da Fundação Oriente na Índia acolheu uma série de oficinas de teatro para crianças entre os 7 e os 10 anos de idade. Sob o título O Navegador corajoso e as suas aventuras no mar desconhecido, 15 crianças participaram em 10 sessões de trabalho, onde através de um episódio da história Indo-portuguesa foram explorados vários temas, tais como a importância dos afectos, o medo do desconhecido, as relações interpessoais e a identidade cultural.

O carácter lúdico do jogo dramático e as metáforas da narrativa proporcionaram um espaço onde os participantes aprenderam a identificar e gerir emoções, bem como desenvolver aspectos importantes da literacia e competência emocional, tais como a autoconsciência, responsabilidade pessoal, empatia e comunicação.

A escolha do tema dos descobrimentos portugueses permitiu explorar aspectos importantes da herança cultural portuguesa em Goa, ponto em destaque pontos de ligação e influência e contribuindo para a noção de um património cultural partilhado.

Ao mesmo tempo a construção do cenário e objectos utilizados para o espectáculo permitiram às crianças desenvolver um projecto de cariz criativo e artístico.

No último dia, foi apresentado o resultado deste trabalho num pequeno espectáculo para pais e familiares.

Este projecto foi desenvolvido no âmbito do mestrado que as formadoras Sara Paz (Porto 1977) e Silvia de Luigi (Roma 1990) frequentam neste momento - MA em Applied Theatre, Royal Central School of Speech and Drama, RU.