A carregar...

A Igreja das Ordem Terciária das Carmelitas de Goa 

E-mailE-mail       ImprimirImprimir
A Igreja das Ordem Terciária das Carmelitas de Goa

Conferência por Sidh Mendiratta e Fernando Velho
Delegação da Fundação Oriente em Goa


No dia 27 de Abril teve lugar na Delegação da Fundação Oriente em Goa a Conferência A Igreja das Ordem Terciária das Carmelitas de Goa: mapeamento de um sitio arqueológico, pelos Dr. Sidh Mendiratta (Portugal) e Arquitecto Fernando Velho (Índia).

Esta conferência foi organizada no âmbito do programa de Conservação e Restauro de Património Cultural que a Delegação da Fundação Oriente em Goa leva a cabo desde 2011. Este ano este programa teve como objecto o levantamento topográfico das ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Chimbel, edifício Indo-português do século XVII do qual não existe até à data qualquer registo topográfico e que se encontra em ruínas e perigo de derrocada total.  

O processo e resultado deste projecto e a importância histórica da Igreja de Nossa Senhora do Carmo foram por isso alvo desta apresentação, que teve como ponto central a documentação arqueológica recolhida utilizando tecnologia contemporânea de mapeamento geo-spacial, e a contextualização histórica do edifício.    

Depois da apresentação tiveram ainda lugar alguns esclarecimentos a pedido do público que se mostrou muito interessado não só pela importância histórica do edifício desconhecido do público geral como pela tecnologia utilizada durante o levantamento.

Estiveram presentes cerca de 60 pessoas, entre eles diversas figuras ligadas à conservação do património edificado, historiadores, arquitectos e estudantes de arquitectura.


(31-07-2017)

 
Comentários    Adicionar comentário

Não se encontram comentários associados a esta página