A carregar...

MASTER CLASSES DE VIOLONCELO COM PEDRO SERRA E SILVA

Para alunos da Kala Academy e Child’s Play India Foundation
Delegação da Fundação Oriente em Goa

MASTER CLASSES DE VIOLONCELO COM PEDRO SERRA E SILVA

Entre 9 e 23 de Setembro, a Delegação de Goa recebeu o violoncelista Pedro Serra, que organizou uma série de master classes de violoncelo para os alunos da Kala Academy e da Child’s Play India Foundation. Esta iniciativa está associada ao programa de colaborações da Delegação com outras instituições.

A colaboração com o músico português iniciou-se no ano passado, quando a Delegação de Goa recebeu o quarteto de cordas da Orquestra Sinfónica Juvenil de Lisboa. Durante a sua estadia foi possível agendar algumas aulas com alunos de violoncelo, que se mostraram muito satisfeitos com os resultados e metodologia do violoncelista.

Tendo em conta a falta de recursos humanos competentes para o ensino da música clássica ocidental e, especificamente, para o ensino do violoncelo, Pedro Serra e Silva propôs a sua vinda a Goa para duas semanas de master classes com alunos das duas instituições referidas.

A resposta, tanto dos responsáveis pelo Departamento de Música Ocidental da Kala Academy, como pela Child’s Play India foi extremamente positiva. Elogiando a capacidade de trabalho e adaptação a níveis de execução muito diversos do músico português, assim como o seu intuitivo método de ensino, os mesmos responsáveis exprimiram ainda a importância e a necessidade de continuidade deste tipo de apoio.

As masterclasses culminaram, na primeira semana, na realização de um pequeno concerto para os familiares das crianças e, na segunda semana, um concerto no Instituto Menezes de Bragança, em Pangim.

O feedback do violoncelista relativamente ao nível e possibilidades do ensino da música ocidental em Goa, mais concretamente no que respeita ao ensino de instrumento de cordas, foi bastante encorajadora. Segundo Pedro Serra e Silva, a maioria dos alunos tem grande capacidade de aprendizagem, respondendo muito bem a novos métodos, e por isso mesmo o violoncelista realçou a importância de existirem professores qualificados e instrumentos de qualidade disponíveis.