A carregar...

O LEGADO ARTÍSTICO DE VAMONA NAVELCAR: DIVERSAS TELAS, MÚLTIPLOS FUTUROS

Delegação da Fundação Oriente na Índia - Goa

O LEGADO ARTÍSTICO DE VAMONA NAVELCAR: DIVERSAS TELAS, MÚLTIPLOS FUTUROS

A delegação da Fundação Oriente na Índia organizou, a 10 de Janeiro, uma mesa redonda intitulada “Vamona Navelcar’s Legacy: Many Canvasses, Multiple Futures”, no âmbito da exposição retrospectiva da obra do mesmo autor, que esteve patente na nossa Galeria de Arte entre os dias 12 de Dezembro de 2017 até dia 12 de Janeiro de 2018.
Este evento juntou os criadores da novela gráfica “The Destination is the Journey”, Fernando Velho e Vanessa de Sá, assim como alguns dos ensaístas participantes no catálogo Goa/Portugal/Mozambique: The Many Lives of Vamona Navelcar editado para a mesma exposição pelo Al-zuleij Collective com o apoio da Fundação Oriente. Entre os ensaístas estiveram presentes o artista/crítico de arte Apurva Kulkarini, as artistas Savia Viegas e Karishma d’Souza e o professor Benedito Ferrão, que moderou o debate.
A discussão centrou-se em diversos temas relacionados com a possibilidade de outras formas de arte, que não as tradicionais no ambiente de um museu ou galeria, poderem exponenciar o alcance e interpretação da mensagem artística.

Foi também discutida a necessidade de as entidades culturais explorarem novas formas de comunicação alternativas de maneira a criar e atrair públicos que por diversas razões se sentem menos à vontade em espaços tradicionais de exposição. O papel fundamental da crítica e curadoria em criar um diálogo entre os diversos agentes artísticos e educativos foi também salientado.

Por fim discutiu-se a necessidade de mapeamento da obra de Vamona Navelcar e do papel simbólico que a sua obra tem na construção da identidade Goesa e da própria história da arte em Goa.