A carregar...

GOAN COMMUNITIES & CULTURES IN DOCUMENTARY FILMS

DOCUMENTARIES AND ROUND TABLE
FUNDAÇÃO ORIENTE IN GOA, INDIA

GOAN COMMUNITIES & CULTURES IN DOCUMENTARY FILMS

No dia 26 de Fevereiro 2019, a Galeria de Arte da Delegação da Fundação Oriente em Goa foi palco para a exibição de 4 documentários sobre diversas comunidades e culturas de Goa e de uma mesa redonda moderada pela Dra. Maria do Carmo Piçarra, com a presença do cineasta Vince Costa e do antropólogo Português Dr. Pedro Sobral Pombo.

O primeiro filme apresentado Caazu (2015) de Ronak Kamak mostrou as condições de vida dos produtores de bebidas alcoólicas de Goa nas remotas aldeias de Goa; Dances of Goa (2012) de Nalini Elvino de Sousa, desvendou o estilo de vida, rituais e costumes através das danças tradicionais das aldeias de Goa; Shifting Sands (2013) de Sonia Filinto abordou a temática da pesca tradicional, o modo de vida das comunidades piscatórias e as ameaças ao seu estilo de vida e ambientais com que se confrontam.

O último documentário exibido, Saxtticho Koddo - The Granary of Salcete (2018) de Vince Costa falou-nos dos costumes da aldeia de Curtorim, salcete e da sua herança agrária. Este documentário explora a relação da agricultura com a identidade Goesa e as ameaças à sua existência e própria subsistência dos seus habitantes.

Depois de exibidos os documentários, iniciou-se uma mesa redonda com a presença do realizador Vince Costa e do antropólogo Português Dr. Pedro Sobral Pombo, que actualmente lecciona na Universidade de Goa. Moderada pela Dra. Maria do Carmo Piçarra, a conversa desenvolveu-se em torna de questões relacionadas com o poder do audiovisual e produção cinematográfica, identidade, sustentabilidade, hierarquia social e dignidade do trabalho, questões estas que geraram muito interesse no público presente e se tornaram numa frutífera discussão e partilha de experiências que durou mais de 1 hora.

Assistiram a este evento cerca de 120 pessoas que deixaram a galeria repleta e mais de 40 pessoas de pé, que acompanharam com entusiasmo a iniciativa, até ao final das suas quase três horas de duração.