A carregar...

MÚRMURIOS DE PEDRO E INÊS

Bailado contemporâneo português aclamado em Díli

MÚRMURIOS DE PEDRO E INÊS

25 de Junho ’19

Com direcção artística e interpretação de Solange Melo e Fernando Duarte, o bailado contemporâneo “Murmúrios de Pedro e Inês” foi apresentado no Hotel Timor, em Díli, no dia 25 de Junho. A recepção do público - uma plateia de 300 pessoas - foi entusiástica, consagrando esta iniciativa conjunta da Fundação Oriente, BNU e Hotel Timor, invulgar no calendário cultural de Timor-Leste.

Com coreografia de Fernando Duarte, o bailado em um só acto conta a história de amor trágico entre o rei D. Pedro e Dona Inês de Castro. Esta produção tem a particularidade de integrar o trabalho de outros artistas e criativos portugueses: música de Bernardo Sassetti e Fernando Lopes Graça, guarda-roupa de José António Tenente e textos de Afonso Cruz.
Sobre este elemento, explicou Fernando Duarte em declarações à agência Lusa: "Este é o grande desafio que, como artistas da dança e do bailado, queremos trazer para a frente: a dança privada do verbo e do texto, desse elemento fundamental para contar a história".
Outras das características da produção é a cenografia minimal, cabendo à coreografia, pontuada por momentos de texto narrado, transmitir a intensidade da história. Segundo Solange Melo, "A simplicidade deixa a dança falar mais
Durante a sua estadia em Díli, os dois bailarinos orientaram um atelier gratuito de dança para crianças dos 6 aos 10 anos, que teve lugar a 26 de Junho, na Delegação de Timor da Fundação Oriente.