A carregar...

Cultura

DOC022.jpg

DOC027.jpg

DOC029.jpg
 
 

Na área cultural, tem sido preocupação da Fundação fomentar o intercâmbio artístico entre Portugal e o Oriente, patente sobretudo na forma como têm sido organizadas ou apoiadas centenas de mostras de arte e de artistas portugueses e do Oriente.


É, contudo, no domínio da música que o entendimento Oriente/Ocidente é mais evidente. Contam-se por algumas centenas os espectáculos musicais organizados ou patrocinados pela Fundação em Macau, na Índia e noutros países do Extremo Oriente, bem como em Portugal, integrados num programa de divulgação da música portuguesa e de intercâmbio de artistas e intérpretes.


Embora em muito menor escala, o teatro e a dança têm igualmente merecido a atenção da Fundação, designadamente através da montagem de espectáculos, da organização de festivais de teatro, da digressão ao Oriente de importantes grupos portugueses de teatro de marionetas e do apoio, sobretudo em Macau, ao funcionamento de escolas de dança.

Ainda no campo cultural, a Fundação Oriente tem tido um papel preponderante na publicação de obras tematicamente relacionadas com a nossa presença no Oriente, nomeadamente fontes inéditas e textos de ensaio que muito contribuem para alargar os conhecimentos dos especialistas nestas matérias.

Não menos importante em matéria de actividade cultural, tem sido o contributo da Fundação Oriente para a recuperação de património arquitectónico e cultural, sobretudo em Macau e na Índia, mas também em Portugal.