A carregar...

In Memoriam | Stanley Ho [1921-2020]

In Memoriam | Stanley Ho [1921-2020]

A Fundação Oriente homenageia Stanley Ho, membro fundador do Conselho de Curadores, falecido a 26 de Maio.

Homem de negócios, industrial, magnata do jogo em Macau e em várias partes do Mundo, empreendedor, visionário, filantropo, Stanley Ho Hung-Sun, está indelevelmente ligado à génese da Fundação Oriente.
Relacionado com Macau desde o início da década de 1940, desempenhou papel relevante no desenvolvimento daquele Território, ao qual se ligou emocionalmente. Ao longo do tempo foi inegável o seu bom relacionamento com Portugal e com os portugueses a quem, em várias situações, deu provas de grande amizade e respeito.
Foi Stanley Ho que por ocasião da renegociação das contrapartidas à concessão em regime de exclusivo da exploração do jogo em Macau lançou a ideia da criação de um Fundo destinado a fomentar a ligação histórica e cultural entre a Europa e a Ásia e, de um modo especial, para estreitar os laços de amizade entre Portugal e Macau.
Stanley Ho não só lançou essa ideia como a concretizou, disponibilizando, através da Sociedade de Turismo e Diversões de Macau, de que era Administrador Delegado, uma dotação financeira para a criação do que veio a ser a Fundação Oriente.  Paralelamente, através da mesma sociedade veio a reforçar a dotação inicial através da afectação de uma parte dos lucros do jogo em Macau.
Os órgãos sociais da Fundação Oriente – de que ele desde sempre fez parte - reconhecem o papel decisivo de Stanley Ho na constituição da Fundação e exprimem profundo pesar pelo seu falecimento.
O funcionamento da Fundação Oriente no cumprimento dos objectivos inicialmente traçados é o testemunho da gratidão de todos os que nela trabalham para com Stanley Ho Hung-Sun.


Foto | Conceição @lves