
Teve lugar no dia 29 de Setembro no auditório da Academia de Marinha, a sessão solene de entrega do prémio “Fundação Oriente – Embaixador João de Deus Ramos”.
Este Prémio é fruto do protocolo existente entre a Fundação Oriente e Academia de Marinha, e o seu nome presta homenagem ao Senhor Embaixador João de Deus Ramos, que, destacado diplomata responsável pela abertura da primeira embaixada portuguesa em Pequim, Administrador da Fundação Oriente e reconhecido admirador e estudioso da Ásia Oriental, foi também Académico e Vice-Presidente da Classe de História Marítima na referida Academia.
A sessão consistiu na entrega dos Prémios, atribuídos este ano ex aequo às senhoras Professoras Isabel dos Guimarães Sá e Célia Ferreira Rei, pelas seguintes obras:
- O regresso dos mortos. Os doadores da Misericórdia do Porto e a expansão oceânica (séculos XVI-XVII) | Isabel dos Guimarães Sá
- O poder entre Lisboa e o Oriente – persistências e mudanças na administração – do Ultimato ao Ato Colonial | Célia Ferreira