A carregar...

PRÉMIO FUNDAÇÃO ORIENTE PARA AS ARTES VISUAIS 2020

DELEGAÇÃO NA ÍNDIA

PRÉMIO FUNDAÇÃO ORIENTE PARA AS ARTES VISUAIS 2020

À semelhança do prémio organizado pela nossa delegação em Macau, a delegação da Fundação Oriente na Índia organizou a segunda edição do Prémio Fundação Oriente para as Artes Visuais, entre os meses de Junho e Dezembro 2020. Tendo como principal objectivo estimular a criatividade no campo das artes visuais em Goa, este prémio pretende também promover artistas residentes em Goa, oferecendo-lhes uma plataforma para exibir o seu trabalho e a oportunidade de prosseguirem a sua educação artística em Portugal.

Para o efeito foi constituído um júri composto por quatro figuras eminentes da cena artística local: Apurva Kulkarni (Professor e Curador), Isheta Salgaocar (Assessora de programação do Sunaparanta Centre for the Arts, Goa), Lina Vincent (curadora) e Alok Johri (artista), aos quais se juntou a delegada da Fundação Oriente na Índia.  

O Júri reuniu-se 3 vezes entre Agosto e Novembro e de uma lista de 103 obras seleccionou 19 obras elegíveis para o Prémio e para serem exibidas numa mostra a organizar pela Delegação. Por unanimidade o Júri decidiu atribuir o Prémio Fundação Oriente para as Artes Visuais ao artista Girish Naik pela obra Case 1 (Guache sobre papel, 2020) e duas Menções Honrosas aos artistas Divesh Gadekar e Anup Naik pelas suas obras Sounds of Nostalgia (instalação de som, 2020) e Konge (Cimento e fibra de vidro, 2020) respectivamente.

A cerimónia de entrega dos prémios teve lugar no dia 4 de Dezembro 2020, na presença dos artistas seleccionados e membros do júri. A obra vencedora recebeu um prémio pecuniário e a oportunidade de participar numa residência artística com a duração de um mês na Casa da Cerca em Portugal, a usufruir em 2021. As duas menções honrosas receberam um prémio pecuniário.

A exposição inaugurou a 5 de Dezembro 2020 e estará aberta ao público até ao dia 5 de Janeiro 2021. A obra vencedora será integrada na Colecção da Delegação.