A carregar...

PRÉMIO MACAU REPORTAGEM 2020 DA FUNDAÇÃO ORIENTE

DELEGAÇÃO DE MACAU

PRÉMIO MACAU REPORTAGEM 2020 DA FUNDAÇÃO ORIENTE

O Prémio Macau Reportagem 2020, instituído pela Fundação Oriente, foi atribuído à jornalista Inês Santinhos Gonçalves com a reportagem “Animais de Farmácia”, transmitida no  Canal Macau da Teledifusão de Macau (TDM), no dia 18 de Janeiro de 2019. Respeitando integralmente o género jornalístico que se pretende premiar, a peça aborda um tema relevante da cultura local. O trabalho está solidamente documentado, convocando diferentes vozes para a análise do assunto em causa. A reportagem foi conduzida de forma estruturada e clara, constituindo um bom exemplo  do género textual em apreço. Inês Santinhos Gonçalves é licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e possui um mestrado em Jornalismo Internacional pela Universidade de Cardiff, no Reino Unido. Chegou a Macau em 2011, começando por integrar a equipa do jornal Ponto Final. Passou, depois, pela Agência Lusa e, desde 2018, é jornalista na Teledifusão de Macau (TDM). Foi, ainda, atribuída uma menção honrosa à jornalista Sílvia Gonçalves com a reportagem “O último estertor da pista infame”, publicada no jornal Ponto Final, no dia 6 de Julho de 2018.

A Fundação Oriente instituiu o Prémio Macau – Reportagem com o objectivo de premiar o melhor trabalho jornalístico sobre Macau. De acordo com o regulamento, o prémio com o valor pecuniário de Mop.50,000.00 é atribuído a um jornalista profissional, autor do melhor trabalho produzido em todo o universo dos meios de comunicação social – imprensa, televisão, rádio e internet – da Região Administrativa Especial de Macau e de Portugal, sendo o objecto deste prémio a recompensa e o incentivo à qualidade do trabalho jornalístico.

O Prémio Macau – Reportagem será entregue em acto público a realizar na Delegação da Fundação Oriente em Macau, na sexta-feira, dia 18 de Dezembro de 2020, às 18h00.

De 4 a 29 de Janeiro de 2021, a Delegação de Macau da Fundação Oriente aceita candidaturas à próxima edição do Prémio Macau Reportagem. Para consultar o regulamento clique aqui.

Os trabalhos deverão ser entregues até às 18h00 do dia 29 de Janeiro de 2021, na Delegação de Macau da Fundação Oriente, na Praça Luís de Camões, No. 13, Macau (Telef: 28554691).