A carregar...

FESTIVAL DE MÚSICA DO MONTE 2021



FESTIVAL DE MÚSICA DO MONTE 2021

O Festival de Música do Monte é organizado pela Delegação da Fundação Oriente na Índia, em parceria com o Cidade de Goa Beach Resort e decorre num dos mais emblemáticos lo-cais de Goa. A Capela de Nossa Senhora do Monte situa-se numa das colinas de Velha Goa com vista sobre o rio Mandovi, as suas ilhas, uma reserva natural de aves e a cidade de Ve-lha Goa, Património Mundial da UNESCO.

Após o restauro desta Capela do século XVI pela Fundação Oriente, deu-se início em 2002 a este festival, como objectivo de criar um evento que mantivesse este espaço vivo mas tam-bém fomentar o diálogo entre as artes performativas clássicas ocidentais e indianas. Todos os anos, no primeiro fim-de-semana de Fevereiro, o pátio e a capela acolhem uma série de concertos que há quase duas décadas inspiram artistas e o seu público, tornando este fes-tival um dos eventos mais importantes do calendário cultural de Goa.

Devido às limitações impostas pela actual pandemia, não era aconselhável apresentar o festival em seu formato tradicional com músicos internacionais, goeses e de toda a Índia.  Em alternativa foram gravados dois concertos que  ilustram esta fantástica experiência e que representam o melhor do talento de Goa. Ao pôr-do-sol, o pátio da capela foi o cenário perfeito para a fadista goesa Sonia Shirsat e o Coro Aradhon, dirigido por Omar de Loiola Pereira, interpretarem  “Sons do Mandovi e do Tejo”, com um programa composto por ex-celentes interpretações de fado, mandó e música tradicional goesa. Em seguida, o Stuti Choral Ensemble, dirigido por Parvesh Java com Eshvita Menezes e Judyline Fernandes nos violinos, interpretaram magistralmente repertório religioso que incluiu peças de Grieg, Schubert, Bruckner e Delibes entre outros.

LINKS:
Sounds from the Mandovi and Tejo –  https://youtu.be/EiXt8qP0gRA

Stuti Choral Ensemble – https://youtu.be/Hn7lwLEQ8ic