A carregar...

Bolsas para Frequência de Cursos de Aperfeiçoamento de Língua e Cultura Portuguesas e de Línguas e Culturas Orientais

OBJECTIVOS
A Fundação Oriente concede bolsas de estudo a candidatos nacionais de países do Extremo Oriente para a frequência de cursos de língua e cultura portuguesas promovidos pelas universidades portuguesas, e a cidadãos portugueses para a frequência de cursos de línguas e culturas de países do Índico e do Pacífico, promovidos por instituições oficiais daqueles países.


DURAÇÃO
A duração é de um ano lectivo, podendo este prazo, no caso das bolsas para aperfeiçoamento de línguas e culturas orientais, ser excepcionalmente prorrogado por períodos iguais ou inferiores, até ao limite de três anos lectivos.


CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE

  • As bolsas destinam-se a candidatos que pretendam aperfeiçoar os seus conhecimentos das línguas mencionadas. Os candidatos deverão ter estudado, pelo menos durante um ano lectivo, num estabelecimento de ensino reconhecido.
  • Para aperfeiçoamento de língua e cultura portuguesas, não serão aceites candidaturas de estudantes que já estejam a viver em Portugal e/ou que já tenham beneficiado de uma bolsa de estudo de outra instituição para o mesmo objectivo.


CARACTERÍSTICAS DA BOLSA

  • O valor mensal da bolsa é fixado anualmente pela Fundação.
  • As propinas exigidas pelas instituições oficiais portuguesas para frequência dos cursos são pagas directamente pela Fundação.
  • A Fundação compromete-se a assumir as despesas da viagem de ida e volta entre o local de residência permanente do bolseiro e de utilização da bolsa.
  • As universidades portuguesas em que se realizam os cursos de língua e cultura portuguesas serão indicadas pela Fundação.


COMO CONCORRER
Nas bolsas para frequência de cursos anuais de aperfeiçoamento de língua e cultura portuguesas e de línguas e culturas orientais, os candidatos deverão preencher e entregar o formulário disponível neste sítio ou na Fundação, acompanhado dos seguintes documentos:

  • Curriculum vitae;
  • Certificados de habilitações académicas da língua que pretendem estudar ou cópias autenticadas;
  • Duas cartas abonatórias do candidato;
  • Os candidatos de línguas e culturas orientais deverão apresentar um documento de aceitação e/ou inscrição na instituição em que pretendem estudar ou a indicação das datas de inscrição, plano do curso e um calendário do ano lectivo.


Todos os documentos deverão ser entregues em português ou inglês. No caso de documentos traduzidos de uma língua oriental, deverá a tradução ser devidamente certificada.


Boletim de candidatura