A carregar...

Macau

Macau

Macau-1.jpg

Macau-2.jpg

Macau-5.jpg

Macau-6.jpg

A delegação da Fundação Oriente na Região Administrativa Especial de Macau, aberta em simultâneo com a instalação da Fundação Oriente em Lisboa, tem cumprido um variado plano de actividades nas áreas cultural, social e educativa, quer através de iniciativas próprias por si organizadas quer através da concessão de subsídios a entidades públicas e privadas.

No domínio do ensino e da formação, a Fundação tem uma intervenção decisiva em dois projectos que visam garantir a ligação de Macau a Portugal. Trata-se do Instituto Português do Oriente (IPOR) e da Escola Portuguesa de Macau.

O primeiro garante desde 1989 o ensino do português como língua estrangeira através de um curso de seis anos e de outros cursos dirigidos a áreas profissionais específicas. O Instituto Português do Oriente assegura ainda o apoio aos leitorados de português na República Popular da China, para além de pôr em prática um programa de actividades culturais de apoio à difusão do português. O IPOR abriu e mantém em Macau a Livraria Portuguesa.

A Escola Portuguesa de Macau, criada em 1998, assegura o ensino curricular em língua portuguesa aos níveis primário, básico e secundário, disponibilizando assim uma infra-estrutura básica determinante para a permanência das comunidades portuguesa e macaense. A Escola Portuguesa é dirigida pela Fundação Escola Portuguesa de Macau, na qual participam o Ministério da Educação, a Fundação Oriente e a Associação Promotora da Instrução dos Macaenses.
Como centro das suas actividades, a delegação dispõe de um edifício classificado - a Casa Garden - adquirido à Administração Portuguesa no final da década de 80 do século xx.

A Casa Garden é um dos mais notáveis exemplares do património arquitectónico macaense de raiz europeia. A sua edificação remonta à segunda metade do século XVIII, tendo sido inicialmente propriedade de uma família da aristocracia portuguesa. Alugado mais tarde à britânica Companhia das Índias Orientais, foi sucessivamente local de apoio à estada em Macau de embaixadas à Corte Imperial e sede de diversos organismos da Administração de Macau.
 A Casa Garden dispõe de uma galeria de exposições temporárias e de um auditório destinado a conferências e espectáculos culturais de música, cinema ou teatro.

Praça Luís de Camões, 13
Macau
República Popular da China
Tel. +853 28 55 46 91/28 55 46 99
E-mail: fom@macau.ctm.net