A carregar...

RAIZES, DE JESSICA LEÃO

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA NA CASA GARDEN - DELEGAÇÃO DE MACAU

RAIZES, DE JESSICA LEÃO

A Delegação de Macau da Fundação Oriente inaugurou no dia 12 de Março a exposição de fotografia com o título “Raízes” da artista Jessica Leão, na Galeria Principal da Casa Garden.


Patente até12 de Abril, a exposição apresenta um conjunto de 80 fotografias que a artista foi tirando ao longo de três décadas de muitas viagens ao subcontinente indiano, abrangendo também o Butão e o Sri Lanka. A exposição reúne fotografias de pessoas, animais e lugares desta incrível e exuberante região, onde contrastam diferentes nações e culturas. Sempre com a sua máquina na mão, percorreu lugares mágicos “do sossego de Pondicherry à caótica cidade de Bombaim, dos desertos do Rajastão às montanhas do Ladakh, passando pelas igrejas brancas e coqueiros de Goa e descendo aos vales do Butão …”. Segundo a artista, a exposição é também uma forma de homenagear a Índia que é a terra dos seus antepassados.


A paixão de Jessica Leão pela fotografia começou desde cedo. Entre 1990 e 1993 frequentou cursos de fotografia na Academia das Artes Visuais de Macau e fez vários "workshops" de fotografia depois disso. Publicou a sua primeira fotografia em 1993, na Revista Macau, fotografia integrada no Festival das Artes de Macau. Em 1995, participou na Exposição Colectiva "FM2", na Galeria da Livraria Portuguesa de Macau. Também em 1995, integrou a 2ª Bienal das Artes de Macau. Em 1996, participou na Exposição Colectiva "Regresso ao Futuro", realizada no Instituto Português do Oriente. Em 1997, volta a integrar o conjunto de artistas da 3ª Bienal das Artes de Macau e, em 2000, participa na exposição "Mostra dos Artistas de Macau", organizada pela Câmara Municipal Provisória de Macau, no Centro de Actividades Turísticas (CAT).