Exposição Temporária
A vez das Deusas
CARTAZES DA ÍNDIA NA COLECÇÃO KWOK ON
Local
Lounge - Piso 0
Datas
Até 3 Outubro 2021
Preço
Entrada Gratuita
Videos

A partir do final do século XIX, com a introdução das prensas para litografia na Índia, pela mão dos colonos britânicos, os cartazes com divindades hindus tornam-se amplamente populares. A massificação da produção, com a impressão offset na década de 1950, facilitou a introdução destas reproduções no espaço público e privado. Por serem mais baratas e fáceis de produzir e transportar, tornam-se acessíveis e populares: adquirindo o estatuto de arte devocional popular no Hinduísmo.

O interesse generalizado por estes cartazes fez crescer o seu mercado: às representações de divindades hindus como imagens de devoção e imagens para devoção juntam-se imagens com propósitos políticos e comerciais. Além da sua importância nos rituais de culto e devoção, estes cartazes passam a ser utilizados como instrumento de afirmação de líderes políticos e legitimação do estado Indiano, pós-independência, e na promoção de produtos e marcas de consumo. O estudo e apresentação pública do núcleo de cartazes da Índia, presentes na Coleção Kwok On, contribuem para o conhecimento e divulgação da história visual popular deste país. Estes cartazes ilustram práticas rituais e religiosas e dão conta de mudanças sociais e políticas, revelando parte da fascinante história da Índia, desde o final do século XIX.

A exposição A Vez das Deusas. Cartazes da Índia reflete sobre a representação do género feminino nestes objetos, procurando explorar a sua intersecção com questões sociais contemporâneas. Sob o olhar das deusas, exploramos as suas qualidades humanas e divinas, mundanas e sobrehumanas, refletindo sobre conceitos e paradoxos que falam sobre o que significa ser deusa e mulher nos nossos dias, em diferentes contextos geográficos, incluindo o nosso.

Ler mais
Liliana Valente Cruz (Comissária)

(n. 1991, Lisboa) é licenciada em História Moderna e Contemporânea e Mestre em Gestão e Estudos da Cultura com especialidade em Museologia, ambos pelo ISCTE-IUL. Entre 2012 e 2017, colaborou nos departamentos de reservas museológicas e exposições do Museu Nacional da Música, da Fundação Portuguesa das Comunicações e do Museu do Oriente. O interesse pela cultura visual da Índia e pelo debate em torno da arte pública e privada despertaram a sua atenção para os cartazes indianos da Coleção Kwok On. Em 2017, a atribuição de uma bolsa de investigação pela Fundação Oriente foi a oportunidade para dar o seu contributo para o estudo destes objectos. Desde 2018, integra o projecto da Galeria Ratton, onde desempenha funções ligadas ao arquivo e acervo e de apoio à produção de exposições e intervenções artísticas de arte pública.

Outras Exposições
JAPÃO: FESTAS E RITUAIS
Saiba mais
TESOUROS NA PALMA DA MÃO
Saiba mais
Dry Season Wind – Jarracharra
Saiba mais
PORCELANA CHINESA DE EXPORTAÇÃO | ANTIGA COLECÇÃO CUNHA ALVES
Saiba mais