Esculpindo a Luz
Experimente a técnica Scratch Art com Masataka Kuroyanagi, na companhia de Mami Higuchi, e com materiais trazidos diretamente do Japão, quer tenha ou não experiência, saiba ou não desenhar!
A Scratch Art é uma técnica fascinante em que a superfície preta de uma placa é raspada com uma ferramenta especial, revelando a deslumbrante camada dourada por baixo.
Ao contrário do desenho tradicional, em que se aplica preto sobre papel branco, aqui a arte é feita por subtração: retiramos camadas até revelar a luz que se esconde na escuridão. Nesta oficina os participantes experimentarão a técnica na superfície preta de uma placa de latão. Uma experiência de concentração, surpresa e criação artística, aproveitando o brilho da placa para produzir obras realistas e impressionantes, quase fotográficas.
As dimensões máximas da área de desenho na placa de scratch são 7,5 x 17,5 cm. Por favor, traga uma imagem, ilustração ou fotografia que caiba dentro destas dimensões (metade deste tamanho também é aceitável). Uma fotografia do que pretende desenhar, como por exemplo uma paisagem (o ideal). Certifique-se de que é uma imagem a preto e branco. Caso isso não seja possível, uma fotocópia a preto e branco também é aceitável.
Em caso de desistência: Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados. Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade. Para mais informações contactar servico.educativo@foriente.pt
Masataka Kuroyanagi
2024 - Júri Internacional, ASEAN Graphic Arts Competition 2024, Vietname. 2024 - Exposição Hatyai International Artist Exhibition, Hatyai, Tailândia. 2022 -The Masters of Graphic Arts – XI International Biennial, Győr, Hungria. 2018 - Júri Internacional: European Masters Salon Painting & Award Mark Macken, Royal Academy of Fine Arts, Antuérpia, Bélgica. 2015 - Professor Convidado: Universidade de Chiang Mai, Tailândia. Membro do PRINTSAURUS (2000–2025). Director da Associação de Gravadores de Shin-Yokohama (2003–2010).
Mami Higuchi
Artista de gravura, Co-fundadora da Matriz Associação de Gravura do Porto1998 Artista residente no projeto Art Studio Itsukachi (Tóquio, Japão); 2006 Co-fundadora da Associação de Gravura “Matriz” (Porto, Portugal)2005-06 Bolsa da Fundação POLA (Japão) para artes no estrangeiro; trabalhou em Portugal; 2009 Exposição de intercâmbio internacional, Encontro com o Oriente / Museu do Oriente (Lisboa, Portugal)2010 8ª Trienal Internacional de Gravura de Chamalières / (Chamalières, França); 2012 Exposição de intercâmbio internacional Japão–Portugal, After 3.11 /Center for Contemporary Graphic Art and Tyler Graphics Archive Collection (Fukushima, Japão); 2013 Exposição Consonance de Mami Higuchi e Naoji Ishiyama / Galeria dos Leões da Universidade do Porto (Porto, Portugal), entre outras.