Exibição do documentário Of Colour and Ink, da realizadora Weimin Zhang, que retrata a vida e obra do enigmático Chang Dai-chien (1899-1983), considerado o maior pintor chinês do século XX. Com uma narrativa visual envolvente e uma pesquisa cuidadosa, o filme acompanha a jornada criativa e espiritual de Chang, desde as suas origens no Oriente até à sua consagração no Ocidente como uma figura de destaque no panorama artístico.
Filmado ao longo de 12 anos, Of Color and Ink combina entrevistas, imagens de arquivo e uma cinematografia impressionante para desvendar, pela primeira vez, o exílio de 30 anos de Chang após abandonar a China. O documentário investiga ainda as complexidades da obra do artista, e a forma como desafiou os limites da tradição para reinventar a pintura chinesa, incorporando influências modernas e ocidentais.
Of Color and Ink foi aclamado pela crítica internacional, tendo conquistado, entre outros, o Prémio do Público de Melhor Documentário Estrangeiro na 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, e o Prémio de Melhor Documentário de Longa-Metragem no Festival Internacional de Documentários da China (Guangzhou).
Weimin Zhang é uma cineasta premiada, directora de fotografia e professora na Faculdade de Cinema San Francisco State University, na Califórnia.
É considerada uma das realizadoras da Sexta Geração do cinema chinês, tendo-se formado na Academia de Cinema de Pequim. Posteriormente, nos Estados Unidos, obteve um Mestrado em Produção Cinematográfica. Ao longo da sua carreira, trabalhou como realizadora, directora de fotografia e editora em numerosos filmes, documentários e séries televisivas premiados.
O seu filme The House of Spirit (2000) foi distinguido com o prémio Mulheres no Cinema e exibido em mais de uma dezena de festivais de cinema.
Weimin também produziu, escreveu e realizou o documentário de longa-metragem Missing Home: The Last Days of Beijing Hutongs (2013), apresentado em mais de uma dezena de festivais internacionais. O seu mais recente documentário, Of Color and Ink, demorou 12 anos a ser concluído. Este filme desvenda o mistério e as controvérsias em torno da busca criativa e espiritual do artista chinês Chang Dai-chien (1899-1983), explorando a sua jornada do Oriente ao Ocidente e a sua ascensão como uma figura de destaque global.
É uma cineasta premiada, diretora de fotografia e professora na Faculdade de Cinema da Universidade Estadual de São Francisco, na Califórnia.
É considerada uma das realizadoras da Sexta Geração do cinema chinês, tendo-se formado na Academia de Cinema de Pequim. Posteriormente, nos Estados Unidos, obteve um Mestrado em Produção Cinematográfica. Ao longo da sua carreira, trabalhou como realizadora, diretora de fotografia e editora em numerosos filmes, documentários e séries televisivas premiados, recebendo diversos galardões tanto na China como nos EUA.
O seu filme The House of Spirit (2000) foi distinguido com o prémio Mulheres no Cinema e exibido em mais de uma dezena de festivais de cinema. Em 2008, como realizadora responsável pelas filmagens nos EUA, documentou a preparação e competição de atletas olímpicos norte-americanos para The Ever-Lasting Flame – Beijing 2008. Este documentário recebeu o Grande Prémio do Júri no Festival de Cinema de Montreal de 2009 e passou a integrar a coleção permanente do Museu Olímpico em Lausanne, Suíça.
Weimin também produziu, escreveu e realizou o documentário de longa-metragem Missing Home: The Last Days of Beijing Hutongs (2013), apresentado em mais de uma dezena de festivais internacionais. Mais recentemente, concluiu o premiado documentário de longa-metragem Of Color and Ink, um projeto que demorou 12 anos a ser concluído. Este filme desvenda o mistério e as controvérsias em torno da busca criativa e espiritual do artista chinês Chang Dai-chien (1899-1983), explorando a sua jornada do Oriente ao Ocidente e a sua ascensão como uma figura de destaque global.