FILME
Of Color and Ink
Documentário + Conversa com a realizadora Weimin Zhang
Local
Auditório
Datas
Domingo | 4 Maio
Horas
18.00
Duração
105'
Público-alvo
M/12 anos
Nota
Com a presença da realizadora Weimin Zhang (filme legendado em português do Brasil)
Preço
Entrada gratuita, mediante levantamento do bilhete no próprio dia

Exibição do documentário Of Colour and Ink, da realizadora Weimin Zhang, que retrata a vida e obra do enigmático Chang Dai-chien (1899-1983), considerado o maior pintor chinês do século XX. Com uma narrativa visual envolvente e uma pesquisa cuidadosa, o filme acompanha a jornada criativa e espiritual de Chang, desde as suas origens no Oriente até à sua consagração no Ocidente como uma figura de destaque no panorama artístico.

Filmado ao longo de 12 anos, Of Color and Ink combina entrevistas, imagens de arquivo e uma cinematografia impressionante para desvendar, pela primeira vez, o exílio de 30 anos de Chang após abandonar a China. O documentário investiga ainda as complexidades da obra do artista, e a forma como desafiou os limites da tradição para reinventar a pintura chinesa, incorporando influências modernas e ocidentais. 

Of Color and Ink foi aclamado pela crítica internacional, tendo conquistado, entre outros, o Prémio do Público de Melhor Documentário Estrangeiro na 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, e o Prémio de Melhor Documentário de Longa-Metragem no Festival Internacional de Documentários da China (Guangzhou). 

Weimin Zhang é uma cineasta premiada, directora de fotografia e professora na Faculdade de Cinema San Francisco State University, na Califórnia.

É considerada uma das realizadoras da Sexta Geração do cinema chinês, tendo-se formado na Academia de Cinema de Pequim. Posteriormente, nos Estados Unidos, obteve um Mestrado em Produção Cinematográfica. Ao longo da sua carreira, trabalhou como realizadora, directora de fotografia e editora em numerosos filmes, documentários e séries televisivas premiados.

O seu filme The House of Spirit (2000) foi distinguido com o prémio Mulheres no Cinema e exibido em mais de uma dezena de festivais de cinema.

Weimin também produziu, escreveu e realizou o documentário de longa-metragem Missing Home: The Last Days of Beijing Hutongs (2013), apresentado em mais de uma dezena de festivais internacionais. O seu mais recente documentário, Of Color and Ink, demorou 12 anos a ser concluído. Este filme desvenda o mistério e as controvérsias em torno da busca criativa e espiritual do artista chinês Chang Dai-chien (1899-1983), explorando a sua jornada do Oriente ao Ocidente e a sua ascensão como uma figura de destaque global.

Ler mais
Weimin Zhang

É uma cineasta premiada, diretora de fotografia e professora na Faculdade de Cinema da Universidade Estadual de São Francisco, na Califórnia. 

É considerada uma das realizadoras da Sexta Geração do cinema chinês, tendo-se formado na Academia de Cinema de Pequim. Posteriormente, nos Estados Unidos, obteve um Mestrado em Produção Cinematográfica. Ao longo da sua carreira, trabalhou como realizadora, diretora de fotografia e editora em numerosos filmes, documentários e séries televisivas premiados, recebendo diversos galardões tanto na China como nos EUA. 

O seu filme The House of Spirit (2000) foi distinguido com o prémio Mulheres no Cinema e exibido em mais de uma dezena de festivais de cinema. Em 2008, como realizadora responsável pelas filmagens nos EUA, documentou a preparação e competição de atletas olímpicos norte-americanos para The Ever-Lasting Flame – Beijing 2008. Este documentário recebeu o Grande Prémio do Júri no Festival de Cinema de Montreal de 2009 e passou a integrar a coleção permanente do Museu Olímpico em Lausanne, Suíça. 

Weimin também produziu, escreveu e realizou o documentário de longa-metragem Missing Home: The Last Days of Beijing Hutongs (2013), apresentado em mais de uma dezena de festivais internacionais. Mais recentemente, concluiu o premiado documentário de longa-metragem Of Color and Ink, um projeto que demorou 12 anos a ser concluído. Este filme desvenda o mistério e as controvérsias em torno da busca criativa e espiritual do artista chinês Chang Dai-chien (1899-1983), explorando a sua jornada do Oriente ao Ocidente e a sua ascensão como uma figura de destaque global.

Outros Espectáculos
DÉPLACÉ, DÉSOLÉ
Saiba mais
Duo de Piano e Violino 
Saiba mais
Joan as a Policewoman Live 2025
Saiba mais
BRAHMS | SONATA E TRIO
Saiba mais