Oficina
PAPEL MARMOREADO
Datas
Sábado | 20 Abril
Horas
14.00 às 18.00
Público alvo
M/ 16 anos [idade indicativa]
Participantes
Mín. 8, máx. 10
Nota
Esta actividade está esgotada. Em breve agendaremos novas edições. Caso tenha interesse em ser notificado/a das mesmas, envie-nos um e-mail para o endereço cursos.conferencias@foriente.pt com indicação da actividade pretendida.
Preço
€ 60 [material incluído]

A técnica do Papel Marmoreado tem vindo, ao longo dos séculos, a desenvolver-se como uma área da pintura em papel. Esta forma de expressão plástica tem sido até agora pouco divulgada.

Com o surgimento do Suminagashi, no Japão, e mais tarde o Ebru, na Turquia, assistiu-se a toda uma evolução desta técnica, de acordo com os vários países onde foi sendo produzida. A introdução de novos materiais e a capacidade de adaptação deram oportunidade a que novos conceitos fossem surgindo, tal como novas realidades plásticas. 

De conhecimento muito restrito, localizado no saber dos grandes mestres da encadernação, chegou a ser utilizado como suporte para documentos sagrados em tempos mais remotos.

Com o evoluir dos tempos, as folhas de papel marmoreado chegariam ainda a ser utilizadas nos Alba Amicorum e muitas vezes utilizadas como papel de embrulho.

Fazendo parte de um património material que se pretende manter, preservar e acima de tudo divulgar, torna-se essencial a transmissão destes conhecimentos, uma vez que podem derivar em novas formas de aplicação e ainda em novos conceitos plásticos e artísticos – possibilitando, por sua vez, novas formas de estudo e pesquisa.

Nesta oficina iremos dar a conhecer os diferentes materiais de acordo com as diferentes técnicas a utilizar, incluindo a preparação do próprio banho, das tintas e o papel de suporte. Iremos também compreender a relação que se estabelece entre a concentração dos pigmentos, a plasticidade dos diferentes materiais (tintas) e o próprio banho.

PLANO DE TRABALHO

  • Diluição do banho
  • Preparação do papel
  • Realização de pentes
  • Diluição das tintas: aguarela, guache e o acrílico.
  • O Ox-gall
  • A aplicação das tintas no banho
  • Colocação do papel e levantamento.
  • O processo de secagem.
  • Limpeza do material.
  • Experimentação.
  • Dúvidas e esclarecimentos.

Nota | Os participantes devem trazer bata, t-shirt velha e recipiente para líquidos (cerca de 3-4lts) caso queiram levar o banho.

Em caso de desistência:

Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.

Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.

Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.pt

Ler mais
Octávio Júlio

É licenciado em História da Arte, a sua formação em restauro de cerâmica, a pintura e a produção do livro, são responsáveis pelo despertar e grande envolvimento no estudo de uma arte quase extinta e tão rodeada de secretismo pelos grandes mestres da encadernação, o Papel Marmoreado.

Outras Actividades
CURSO DE MINDFULNESS de 8 semanas (MBSR)
Saiba mais
RITUCHARYA – O CICLO SOLAR ANUAL E A AYURVEDA
Saiba mais
CURSO DE CHÁ
Saiba mais
ENTRE MUNDOS: MEDIADORES CULTURAIS EUROPA-ÁSIA NA ÉPOCA MODERNA
Saiba mais