Exposição Temporária
BEBER DA ÁGUA DO LILAU
Retrospectiva de Nuno Barreto
Local
Galeria Sul e Nascente
Datas
Até 26 Junho
Nota
Bilhete de entrada dá acesso a todas as exposições patentes
Preço
€ 6 [descontos em vigor]
Comprar

Nuno Barreto fez a sua formação académica na Escola Superior de Belas Artes do Porto em 1966, de onde seguiu para uma pós-graduação na prestigiada Saint Martin´s School of Art, em Londres. Foi professor auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e posteriormente convidado pelo governo de Macau a preparar o projecto da Academia de Artes Visuais do Instituto Cultural de Macau, que dirigiu desde a sua fundação, em 1988, sendo posteriormente director da Escola de Artes Visuais do Instituto politécnico de Macau de 1993 a 1997.

O espólio de Nuno Barreto, doado à Fundação do Oriente em 2019, leva-nos numa viagem pela sua produção artística, através de uma retrospectiva da evolução da sua obra plástica, que culmina no prestígio atingido no período oriental.

Acrílicos, guaches, cadernos de desenhos, esboços, apontamentos, revistas, livros, catálogos e fotografias, transportam-nos para a sua vivência e transformação desde a pintura abstracta à pintura figurativa, à medida que foi entendendo o seu propósito de captar o espírito de um lugar assim como as gentes que povoam a cidade de Macau, a terra que, segundo o próprio, “lhe entrou no sangue para nunca mais sair”.

Ler mais
Outras Exposições
Presença Portuguesa na Ásia
Saiba mais
A Ópera Chinesa
Saiba mais
Histórias de um Império
Saiba mais
O ORIENTE NOS MENUS DOS SÉCULOS XIX E XX
Saiba mais