Curso
OS OLHOS DA ÁSIA. MEMÓRIAS E IMAGENS DOS PORTUGUESES
(Online)
Datas
Sábados | 6, 13, 20 e 27 Novembro; 4 Dezembro
Horas
10.00 às 12.00
Participantes
Mín. 20
Preço
€70
Comprar

Este curso quer proporcionar uma leitura crítica da mais actual bibliografia e das suas principais linhas temáticas e de debate relativas às memórias e imagens de Portugal e dos portugueses na Ásia. Serão identificadas as linhas de continuidade e mudança da imagem de Portugal e dos portugueses nas histórias nacionais e nas memórias colectivas de várias sociedades e culturas asiáticas (em especial Índia, Malásia, Indonésia, China e Japão). O curso procura mostrar as vantagens práticas da compreensão/leitura das memórias e imagens históricas de Portugal e dos portugueses em modernas sociedades asiáticas (na diplomacia, negócios, cooperação académica, intercâmbio cultural, turismo, etc.).

A metodologia de ensino cruzará a exposição com o debate com os participantes no curso, recorrendo a documentos textuais e visuais.

PROGRAMA

Sessão 1

  • A Ásia Marítima e os portugueses – conflitos e parcerias.
  • A marginalidade dos portugueses nos campos documentais asiáticos.

Sessão 2

  • “Homens brancos”, herdeiros dos chineses na Ásia marítima.
  • Rei de Portugal na Europa, Sultão na Ásia.
  • Onde fica a capital de Portugal – Goa, Malaca, Macau ou Lisboa?

Sessão 3

  • Os portos, mercados e palácios como mediadores do olhar asiático.
  • Os objectos e as mercadorias: o exótico português na Ásia.

Sessão 4

  • Estudo de caso 1: os fidalgos-cavaleiros e os toureiros (Malásia e Indonésia).
  • Estudo de caso 2: Kudah Pertugal: Os cavalos “portugueses” na diplomacia, luxo e vida política da Indonésia (séculos XVI a XXI).

Sessão 5

  • Vilões e ídolos portugueses: de Vasco da Gama a Amália, Eusébio e Cristiano Ronaldo.
  • Notas finais

FORMATO ONLINE

Trata-se de uma actividade online, transmitida em tempo real e em directo através da plataforma Zoom. Para aceder, o participante só precisa de um telemóvel, tablet ou computador com uma boa ligação à internet. Cada participante receberá um link e password para que se possa juntar à sessão.

Sendo uma actividade em directo, os participantes têm obrigatoriamente de estar ligados no dia e hora respectivos para participarem.

Em caso de desistência:

Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.

Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.

Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.pt

Ler mais
Jorge Santos Alves

É Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Humanas e Coordenador do Instituto de Estudos Asiáticos, da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa). É investigador sénior do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (FCH-UCP). É diretor da Revista Oriente (Fundação Oriente, Lisboa). Os seus principais interesses no ensino e na investigação são a História da Ásia do Sueste Pré-Colonial, História da China e de Macau, bem como as relações luso-chinesas.

Outras Actividades
YOGA COM NIDRA
Saiba mais
TENCHI TESSEN – A ARTE DO LEQUE E DO SOPRO
Saiba mais
YOGA PARA TODOS – SÁBADOS
Saiba mais
DANÇA ORIENTAL
Saiba mais