Conferência
A cerimónia e a casa de chá japonesa vista pelos primeiros Europeus [sécs. XVI-XVII]: entre acertos e equívocos
Conferencista Joanes Rocha | Moderadora Ana Tostões
Datas
Quinta | 6 Novembro
Horas
18.00
Participantes
Sujeito à capacidade da sala
Nota
Gratuito mediante inscrição por e-mail cursos.conferencias@foriente.pt
Preço
Gratuito, mediante inscrição

A casa de chá japonesa, ou chashitsu, é um dos símbolos mais emblemáticos da arquitectura tradicional nipónica. Mas como foi esse espaço percepcionado e descrito pelos primeiros europeus que chegaram ao Oriente nos séculos XVI e XVII? Por ocasião da celebração dos 480 anos de amizade entre o Japão e Portugal, esta conferência propõe responder a essa questão. Com base em fontes históricas europeias e japonesas, revisitaremos as interpretações, os encantos e os equívocos que a cultura do chá suscitou no olhar ocidental, recriando assim a história do chá e do seu espaço arquitectónico desde as origens, na antiga China, até à consolidação do wabicha, o estilo que marcou a formalização da cerimónia do chá (sadō) no Japão do século XVII, tal como descrito pelos missionários jesuítas, sob o padroado português. Por fim, a conferência procurará repensar de que modo esses relatos, produzidos há mais de quatro séculos, moldaram a imagem que ainda hoje associamos à cerimónia do chá japonesa.

Moderadora | ANA TOSTÕES Arquitecta, crítica e historiadora de arquitetura, é Professora Catedrática no Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa, onde é coordenadora da linha de investigação “Heritage” do CiTUA. É professora convidada na Universidade de Tóquio, École Polytechnique Fédérale de Lausanne, na Escuela Técnica Superior de Arquitectura da Universidad de Navarra, no Politécnico de Milão e na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Publicou e editou livros, artigos científicos, destacando-se recentemente a edição de Modern Heritage. Reuse, Renovation, Restoration (Birkhäuser, 2022) e a co-edição de African Modernism (Birkhäuser/Docomomo, 2024).

Agradecimento | Esta palestra insere-se na investigação intitulada “Reassessing the Architectural Spaces of Lost Jesuit Churches Constructed in Japan through Their Representations in the Namban Byōbu.” A pesquisa é financiada pelo Ishibashi Foundation Network Leader Fellowship Programme in Japanese Arts (Japão), em parceria com o Sainsbury Institute for the Study of Japanese Arts and Cultures (Reino Unido). 

Legenda da imagem | Biombo das Diversões da Primavera e Outono, seis painéis (detalhe do painel esquerdo), Período Edo. (春秋遊楽図屏風、六曲一隻、左隻・部分、江戸時代) Fonte: Akai Tatsurō (org.). Coleção de Imagens da Cerimónia do Chá. Tóquio: Heibonsha, 1992, p. 73. (Em japonês original: 赤井達郎(編集)『茶の湯絵画資料集成』平凡社、1992年、73頁)

Ler mais
Joanes Rocha

Doutorado em História da Arquitetura pela Universidade de Tóquio (Japão) e investigador convidado no Instituto de Estudos Avançados em Humanidades da Universidade Fudan (Shanghai). É também investigador do Centro de Estudos Asiáticos da Universidade de Brasília (NEASIA–UnB). Já foi investigador convidado no Instituto de História e Filologia da Academia Sínica (Taipei) e foi professor assistente de Teoria e História da Arquitetura em Brasília, Brasil. A sua pesquisa centra-se na presença portuguesa no Leste Asiático, especialmente no Japão, na China continental e em Macau, entre os séculos XVI e XIX, com ênfase na preservação e interpretação do património arquitetônico e cultural. Publicou diversos artigos e capítulos de livro nas áreas de cultura, história, arquitetura e arte no Leste Asiático, incluindo o artigo premiado com o 2025 Mori-ASPAC Prize (Best Paper in Asian Studies).


Outras Actividades
CURSO DE MINDFULNESS de 8 semanas (MBSR)
Saiba mais
SINOGRAMA | UM SISTEMA COGNITIVO DA VISÃO DO MUNDO
Saiba mais
Introdução ao Taoísmo
Saiba mais
Game Go (Weiqi)
Saiba mais