A par das dimensões estética, política e social, a arte integra, também, uma dimensão espiritual, promovendo o encontro entre saberes e experiências reveladores de modos particulares de entender e de sentir o mundo.
Este ciclo de workshops será composto por três sessões temáticas que procuram criar um espaço de diálogo e de reflexão entre ciência e arte, divulgar o trabalho que investigadores e artistas desenvolvem em torno do modo como certas práticas artísticas asiáticas permitem transcender o dualismo corpo-mente e proporcionar experiências de caráter imersivo, privilegiando a diversidade de perspetivas e de expressões culturais.
Formato dos workshops
As sessões serão conduzidas em português e integram três momentos complementares:
— Um primeiro momento, de carácter expositivo, que permitirá uma introdução teórica ao tema, com a apresentação da investigação ou do projeto artístico do formador;
— Um segundo momento, dedicado à componente experiencial, a partir da realização de atividades que envolvem diretamente os participantes;
— Um terceiro momento, que tomará a forma de uma roda de partilha destinada à reflexão sobre os saberes partilhados e sobre a experiência vivida individual e coletivamente durante a oficina.
Iniciativa desenvolvida em parceria com o Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC-UCP)
Coordenação de Tânia Ganito e Zhou Shenglan
Workshop 1 - 24 de Maio - A Arte Marcial Interna Japonesa Taikiken e a Prática da Não-Dualidade, orientado por Mark Rossbach
Nesta sessão, Mark Rossbach irá explorar, a partir de uma perspetiva antropológica e autoetnográfica, como a prática da arte marcial japonesa Taikiken redefine a relação corpo-mente nos seus praticantes. A apresentação abordará as origens e os princípios desta arte marcial interna, bem como as diferenças geracionais na forma como a prática é experienciada. Mark irá também introduzir alguns dos conceitos e termos específicos utilizados para descrever os movimentos e a filosofia do Taikiken, explicando como estes revelam uma abordagem integrada entre o corpo e a espiritualidade. Através desta análise, será discutido como o Taikiken desafia a ideia convencional de que o corpo envelhecido é menos energético do que o corpo jovem, ao mesmo tempo que propõe uma vivência não-dualista da experiência corporal e espiritual.
Workshop 2 - 20 de Setembro - Narrações da Espiritualidade Hindu na Bharatanatyam orientado por Eeshani Lasya
A partir de uma perspetiva de praticante, Eeshani Lasya irá introduzir os oito estilos clássicos de dança indiana, com especial destaque para o Bharatanatyam, contextualizando-os à luz do tratado indiano clássico das artes Nāṭya Śāstra. Durante a sessão, abordará a origem e a história do Bharatanatyam no subcontinente indiano, realçando o seu papel como forma de expressão espiritual, estética e narrativa. Através de demonstrações práticas de gestos e expressões derivados do Nāṭya Śāstra, Eeshani explicará como a dança clássica indiana comunica histórias e mitos por meio do movimento, do ritmo e da imagem visual. Numa abordagem autoetnográfica, refletirá também sobre como a interpretação de múltiplos papéis numa mesma coreografia — como uma divindade, um devoto, uma figura masculina ou feminina — afeta a relação corpo-mente do praticante. A sessão procurará revelar como a dança, produzida a partir de gestos, movimentos e expressões faciais, emerge não apenas do treino técnico, mas sobretudo de um envolvimento interior e da mente consciente do artista, revelando ainda a conexão profunda entre espiritualidade, emoção e expressão corporal enquanto elementos centrais no processo de transmissão cultural.
Workshop 3 - 25 de Outubro - Música, Islão e Representação orientado por João Pedro Oliveira
Quando se fala do Islão, persistem ideias generalizadas sobre a relação entre a religião e a música — incluindo o mito de que o Corão proíbe totalmente a música instrumental ou o canto. No entanto, o mundo islâmico abriga uma diversidade de tradições musicais profundamente enraizadas em práticas espirituais, sociais e culturais. Nesta sessão João Pedro Oliveira irá desmistificar essa relação complexa entre Islão e música, apresentando exemplos sonoros e contextos diversos de práticas musicais islâmicas. Através da escuta e análise de expressões musicais oriundas de diferentes regiões do mundo islâmico, explorará como a música atua como um veículo de espiritualidade e de construção simbólica de comunidades. Com base na sua experiência como linguista e músico, João discutirá ainda como a música contribui para a representação do Islão enquanto tradição plural, sensível e incorporada, contrariando estereótipos de rigidez ou austeridade. A sessão abordará como o corpo e a mente se envolvem na prática musical em contextos islâmicos — seja em rituais, celebrações, práticas devocionais ou no quotidiano — e como essas práticas refletem e moldam formas de estar, sentir e representar o sagrado no mundo islâmico contemporâneo.
Mark Rossbach
Doutorando em Antropologia na Universidade de Lisboa; Mestre em Antropologia pelo ISCSP-ULisboa, com uma dissertação dedicada à relação corpo-mente na prática da arte marcial interna japonesa Taikiken.
Eeshani Lasya
Bailarina, coreógrafa e artista visual. Diretora da NADA DANCE e co-fundadora do projeto NADA, fundadora do Upāyana Project, é atualmente coordenadora de comunicação e professora de Bharatanatyam da Comunidade Hindu de Portugal.
João Pedro Oliveira
Doutorado em Estudos de Cultura pela Universidade Católica Portuguesa e bolseiro da Fundação Oriente. Leciona regularmente sobre tradições culturais e religiosas da Ásia, além de se dedicar à prática, performance e divulgação de diversos legados musicais.