Curso
A arte de contar histórias: na China
com João pedro Oliveira
Datas
Sábado | 31 Janeiro
Horas
10.00 às 13.00
Público-alvo
M/16 anos [idade indicativa]
Participantes
Min. 8 máx. 25
Preço
€30
Comprar

Todas as línguas possuem provérbios que encerram em si sabedoria popular. A língua chinesa, porém, possui um grande manancial de provérbios chamados chengyu (成語), todos eles com quatro caracteres e a maioria em língua arcaica, que conservam principalmente a tradição literária. Estes são geralmente retirados dos principais anais históricos, contendo os supostos ditos das grandes figuras e os grandes eventos históricos, dos tratados filosóficos ou das grandes narrativas da China. Misturando história, filosofia e literatura, portanto, os chengyu são como que uma súmula da cultura milenar chinesa, pelo que é normal na China publicarem-se longos dicionários destes provérbios ou colecções de histórias que explicam o seu significado, o momento histórico, dito filosófico ou narrativa que o originou, e o seu uso corrente.Nesta sessão, iremos introduzir alguns dos chengyu mais relevantes, conhecendo, através dele, um pouco mais sobre a história, filosofia e das grandes narrativas da China.

Legenda

1 - Xilogravuras representando uma cena da dança "Momo Sakura Momiji no Irodori" | Período Meiji, Japão | Fundação Oriente | © Gonçalo Barriga

2 - Série de gravuras sobre O Romance dos Três Reinos | c. 1960, Hebei, China | Fundação Oriente

3 - Gravura representando Cao Cao, personagem do Romance dos Três Reinos | c. 1980, Shandong, China | Fundação Oriente

Ler mais
João Pedro Oliveira

Doutorado em Estudos de Cultura pela Universidade Católica Portuguesa, membro fundador do Asian Hub e bolseiro da Fundação Oriente. Lecciona regularmente sobre tradições culturais e religiosas da Ásia, além de se dedicar à prática, performance e divulgação de músicas do mundo.


Outras Actividades
INTRODUÇÃO À DANÇA ORIENTAL
Saiba mais
CHÁ
Saiba mais
CURSO DE MINDFULNESS de 8 semanas (MBSR)
Saiba mais
PARA ALÉM DA ROTA DA SEDA: OS CAMINHOS MARÍTIMOS
Saiba mais