Canções líricas de compositores japoneses e chineses do século XX sobre textos e poemas emblemáticos desses países.
Constituído pela soprano Ana Filipa Leitão e pelo pianista António Luís Silva, o duo Nanbanjin dedica-se a apresentar obras musicais da Ásia Oriental, de países como Japão, China e Coreia do Sul. Este repertório é fascinante pela panóplia de linguagens musicais, caracterizadas pela relação volátil entre tradição, inovação e influências do ocidente, criando uma experiência sonora tão exótica como familiar.
O programa deste concerto inclui obras japonesas do século XX para piano e canto e piano solo, e arranjos modernos de canções antigas da China. O ciclo de Yoshinao Nakada é composto por seis canções com caracteres muito díspares, ao jeito de histórias e canções de embalar, mas em forma de lied-romântico europeu. Apesar de intituladas “para crianças”, essas canções têm profundidade emocional e uma harmonia subtil, combinando simplicidade, lirismo e características típicas da música japonesa - como o uso da escala pentatónica. Seguem-se os dois primeiros andamentos da Suite Japão de Hisatada Otaka, composição em quatro andamentos, para piano solo. Escrita quando o compositor estudava em Viena, evoca a infância de uma criança japonesa. Entre os primeiros e os últimos dois andamentos da Suite Japão, serão interpretadas três canções sobre memória, ausência e saudade, características comuns também ao ser e estar do povo português. O amor manifesta-se e sente-se de múltiplas formas, como aliás prova o conjunto de canções seguinte, de um dos mais famosos e influentes compositores japoneses, Toru Takemitsu. Estas canções distinguem-se pelo recurso ao jazz e música de salão, com pouca ou nenhuma influência da música tradicional japonesa.
O concerto termina com duas obras chinesas. A primeira canção é baseada num famoso poema de despedida da literatura chinesa, da autoria de Wang Wei (692-761), datando da dinastia Tang. A segunda canção, baseada num poema de Su Shi (1037-1101), representa uma meditação sobre a amizade, a saudade e a ligação entre os seres humanos através da beleza eterna da Lua.
PROGRAMA
Yoshinao Nakada [1923 -2000] | Piano e Canto
Ciclo Muttsu no kodomo no uta / “Seis canções para crianças”
Hisatada Otaka (1911 – 1951) | Piano Solo
Suite Japan
Memórias e Ausência | Piano e Canto
Defune / “Partida do Navio” (Texto: Kōgetsu Katsuta)
Nara-yama /“Colinas de Nara” (Texto: Shihoko Kitami)
Sakura Yokochō / “Viela das Cerejeiras” (Texto: Shūichi Katō)
Hisatada Otaka (1911 – 1951) | Piano Solo
Suite Japan
Toru Takemitsu (1930-1996) | Piano e Canto
China (Piano e Canto)
Lù Zàiyì (1943)
Baseada numa melodia antiga (Texto: Wáng Wéi (Dinastia Tang))
António Luís Silva
Pianista, compositor e improvisador português, António Luís Silva tem-se regularmente apresentado em concerto com programas de obras asiáticas para piano. O sucesso deste repertório tem-no levado a realizar digressões pelo mundo, incluindo Japão e Coreia do Sul, e à gravação de um álbum a lançar em2026. Com uma carreira internacional recheada de sucessos, destacam-se os primeiros prémios no Concurso Internacional Cidade do Fundão, Concurso de Interpretação Frederico de Freitas e no Concurso Ibérico de Piano do Alto Minho, e ainda o segundo prémio no Concurso Internacional Santa Cecília. Realiza frequentemente concertos transmitidos em directo pela Antena 2.
Em 2019 formou juntamente com Tiago Nunes o H4NDS Duo, um duo de piano a 4 mãos que tem gozado de enorme sucesso, gravando um álbum em 2020, e participando no Festival de Música de Mafra, Festival de piano do Algarve, Festival Internacional dos Açores, entre outros.
Foi orientado por professores de renome, entre eles Carla Seixas, Jill Lawson e Álvaro Teixeira Lopes, e realizou masterclasses com conceituados pianistas como Caio Pagano, Jeffrey Swan, Theodore Paraskivesko, Diego Caetano e Michael Bulychev-Okser. Em 2010 terminou com a máxima distinção o curso de piano na Escola de Música do Conservatório Nacional. Licenciou-se em Música na Escola Superior de Música de Lisboa e na Escola Superior de Artes Aplicadas, e concluiu o Mestrado em Ensino da Música em 2016, na Universidade de Aveiro, sempre com as mais altas classificações.
Ana Filipa Leitão, soprano portuguesa, iniciou os seus estudos musicais em Almada, e integrou durante mais de uma década a banda filarmónica da SFUAP como clarinetista. Em 2011 ingressou no Conservatório Nacional de Lisboa e concluiu em paralelo a Licenciatura em Arte Multimédia na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Em 2021 terminou o Mestrado em Música na Universidade de Aveiro, sob orientação da professora Isabel Alcobia, obtendo classificação final de 19 valores.
Trabalhou em masterclasses com intérpretes e correpetidores de renome, como Ramon Theobald, Mario Cassi, Eleonora Pacetti, William Cisco, Paula Anglin, Margarida Natividade e Xavier Rivera, Christian Hilz, Lucia Mazzaria, João Paulo Santos, David Santos, Helen Layson, Brian MacKay, Uri Cabot, entre outros.
Desde 2017 apresenta-se regularmente como solista em concerto e récitas de ópera destacando-se papéis como Stella (A Filha do Tambor-Mor, Offenbach), Adina (L’Elisir d’Amore, Donizetti), Königin der Nacht (Die Zauberflöte, Mozart), bem como óperas contemporâneas de Eurico Carrapatoso, António Victorino de Almeida e Vítor Rua.
Desde cedo fascinada pelas culturas asiáticas, tem explorado a música japonesa erudita tanto em Portugal como no Japão. Em 2023 estreou-se no Japão, a convite do cravista Michio O’Hara, com quem também realizou recitais em Lisboa. No ano seguinte apresentou-se na residência oficial do embaixador do Japão em Portugal, na Cerimónia de Recebimento do Aniversário do Imperador, e no evento Golden Day, em Almada.Formou o duo Nanbanjin em 2023, com António Luís Silva ao piano, que se dedica à divulgação do repertório erudito japonês e chinês em Portugal, promovendo activamente o diálogo entre as culturas musicais do Oriente e do Ocidente.