Oscar Castellino, Barítono e Rodrigo Ayala, Piano
Junte-se ao aclamado barítono Oscar Castellino para um espectáculo que une a grandiosidade da ópera à alma de Goa. Para ouvir, um programa singular de árias líricas bem conhecidas do público e canções tradicionais luso-goesas e Konkani, criando uma ponte musical entre duas culturas unidas pela história. Dos palcos da Royal Opera House às margens do Mar Arábico, viva a experiência de uma voz que transporta as tradições líricas da Europa e o coração de Goa.
Co-organização: Casa de Goa
Programa
“Largo al factotum” | Rossini
“Deh Vieni Alla Finestra”, Don Giovanni | Mozart
Claudia Mogachea | C. Alvares
Piano Solo
O Lisbona | Donizetti
Food is my Fantasy | Verdi, Kordo
Abá-Logum | Waldemar Henrique
Malaika | Adam Salim
Encosta tua Cabecinha | Paulo Borges
Piano Solo
Adeus Korcho Vellu Paulo | Torquato de Figueiredo
Cade Za Za | Traditional
Jinnen Maka Sogle Dile | Sardessai, Castellino
Oscar Castellino é um cantor de ópera internacional e embaixador da música e da cultura goesa. Artista regular do elenco da Royal Opera House, em Londres, é descrito pela BBC como “uma estrela em ascensão no mundo da ópera”. A sua composição Rise to Mars foi selecionada pela International Mars Society como Hino de Marte. Estreou-se na ópera com a Welsh National Opera no papel de George Benton em Dead Man Walking.
O seu papel operático mais célebre foi Figaro em Il Barbiere di Siviglia, e já interpretou mais de trinta papéis de ópera no Reino Unido, Índia e Espanha. Inicialmente estudou Física e Ciência da Computação em Mumbai. Enquanto trabalhava como programador de software, foi descoberto pela cantora de ópera Patricia Rozario durante uma digressão de concertos a Goa, tendo recebido uma bolsa de estudos para o Royal College of Music, em Londres.
A carreira de compositor de Oscar tem sido amplamente aclamada. Recentemente, trabalhou com a família do lendário poeta goês Manohar Rai Sardessai para criar um repertório de canções artísticas originais goês-portuguesas e cânticos de Natal em concani, como Nas Ruas de Lisboa e Jinnen Maka Sogle Dile, que combinam a grandiosidade operática com as melodias emotivas da sua herança cultural.
Oscar criou também um evento, Concerto de Natal, uma celebração natalícia com cânticos em concani e goês-português destinada a revitalizar antigas tradições. Após um enorme sucesso em 2025, planeia levar este evento a mais locais durante o Natal de 2026.
Com raízes nas aldeias de Assagao e Loutolim, Oscar visita regularmente Goa para dar concertos e incentivar a juventude goesa. Em criança, recebeu a sua formação musical inicial na escola de música Solfa, em Mapusa, sob a orientação do Padre Carlos Mendes.
Rodrigo Ayala nasceu em Lisboa em 1993. Aos nove anos de idade, ao fim de dois anos de aulas particulares de piano, passou a aprender como auto-didata, tentando reproduzir de ouvido música de estilos diversos. Com um gosto crescente pela música clássica, foi aprender com Jacinto Mateus enquanto estudava Matemática Aplicada à Economia e Gestão na Universidade.
No espaço de seis meses, decidiu dedicar-se exclusivamente à música e ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa.
Mais tarde, estudou em Coimbra e em Paris e teve oportunidade de tocar a solo, em formações de câmara e com orquestra. A capacidade de tocar de ouvido tem lhe permitido ir além das barreiras da música clássica e trazer outros estilos para o universo do piano, através da improvisação e dos seus próprios arranjos.