Projecto MOG. Movimento Oncológico Ginecológico.
Fotografia de Miguel Valle de Figueiredo e Sandra Carmo
Uma cicatriz nunca é apenas um risco na pele. É a memória de uma tempestade. É dor transformada em força. É a marca de quem passou pelo abismo e regressou, trazendo consigo a prova de que é possível recomeçar.
Nas fotografias de Miguel Valle de Figueiredo e Sandra Carmo, oito mulheres partilham os seus corpos sem esconder o que o tempo e o cancro lhes deixaram. As cicatrizes ganham destaque. Deixam de ser feridas para se tornarem narrativas: histórias de sobrevivência, de coragem e de uma beleza que não se mede pela ausência de marcas, mas pela verdade que revelam. Cada imagem é uma afirmação. Um grito contra o preconceito. Uma celebração da autoestima. As linhas que cruzam o abdómen são também pontes de salvação, sinais de orgulho, marcas que lembram que a vida continuou — e que cada dia vivido é uma vitória.
Estas cicatrizes não pesam. Tornam-se leves, quase luminosas, porque carregam em si gratidão: pelos que cuidaram, pelos que trataram, pelos que apoiaram. São a prova de que depois da tempestade é possível florescer.
Este projecto nasce para quebrar o silêncio, desfazer estigmas e lembrar que aceitar o corpo não é desistir dele, mas honrá-lo. Reconhecer, com dignidade, cada marca. Mais do que uma exposição, Cicatrizes na Primeira Pessoa é um tributo à resistência feminina, à ciência que salva vidas e ao poder da entreajuda que aumenta substancialmente a vontade de viver. É um convite para olharmos as nossas próprias cicatrizes — visíveis ou invisíveis — como símbolos de conquista. É também por isso que a associação MOG existe.
Organização I Associação MOG. Movimento Oncológico Ginecológico
Imagem I © Miguel Valle de Figueiredo
Miguel Valle de Figueiredo é fotógrafo profissional desde 1986. Desenvolve a sua actividade em diversas áreas (industrial, engenharia/arquitetura, documental e editorial). Entre os seus clientes contam-se a BP (fotógrafo residente entre 1989 e 1992), INAPA, Grupo Tabaqueira, EXXON, Centro Cultural de Belém (fotógrafo de acompanhamento da construção entre 1988 e 1992), UNILEVER, Ministério dos Negócios Estrangeiros, Instituto Diplomático, Fundação Francisco Manuel dos Santos e a Liga dos Combatentes (fotógrafo residente desde 2019).Em 1994, foi cofundador da revista portuguesa de viagens Volta ao Mundo, onde desempenhou funções de Diretor de Fotografia desde o lançamento até outubro de 2004, realizando reportagens em mais de 50 países. Exerceu o mesmo cargo na revista Evasões entre 1999 e 2002, onde foi responsável pela renovação e implementação do projecto fotográfico. O seu trabalho foi ainda publicado em numerosas edições nacionais, bem como em países como Alemanha, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos da América, França, Países Baixos, Hungria e Itália. Foi fotógrafo responsável por diversos álbuns e livros, entre os quais se destacam Um Certo Olhar, Ericeira, Mar de Tradições, Embaixadas Portuguesas, Património Mundial de Origem Portuguesa e Cidade Suspensa – Lisboa em Estado de Emergência. É também coautor fotográfico de CCB 25 (livro comemorativo dos 25 anos do Centro Cultural de Belém), e as suas imagens integram várias colecções particulares e institucionais.
Selecção de Exposições Individuais I Em Portugal e Estrangeiro
Indonésia, Um Olhar Português
Pretos e Brancos – Fotografias de Jazz
Cidadãos Do Cais ao Cais
Things That Used to Be
Cinzas - Exposição documental sobre o estado do território da Beira Alta após os incêndios de Outubro de 2017. Exibida em Tondela (2018 e 2022), Lisboa na Assembleia da República (2018), Porto (2019) e Santa Comba Dão (2024).
Nha Belha – Fotografias da Ericeira (2023, Ericeira) - Retrospectiva de fotografias realizadas entre 1980 e 2022.
São Petersburgo, Mil Luzes de Uma Cidade (1998, Câmara Municipal de São Petersburgo, Rússia)
Stadium der Seele. Estádios da Alma (2006, Berlin Rathaus, Berlim, Alemanha, durante o Campeonato do Mundo de Futebol)
Alentejo (2010, Rio de Janeiro, Brasil)
Mardel – Martell, Uma Herança Húngara (2023, Budapeste, Hungria, a convite do Budapest FotóFeztival; 2024, Camões I.P., Lisboa)
Visages de la Communauté Portugaise. Rostos da Comunidade Portuguesa (Novembro/Dezembro 2024, Carouge/Genève, Suíça)
Sandra Carmo é formada em Design de Comunicação, mas foi na fotografia que encontrou a paixão. Teve o primeiro contacto com a fotografia na faculdade, continuando com a especialização. Deu aulas de fotografia e, actualmente, trabalha como freelancer, fazendo trabalhos em moda, sessões privadas e outros.