Deuses de Terra | Escultura Velar centra-se na vida e prática cerâmica dos Velar - os artesãos do sul da Índia que criam esculturas votivas de terracota ao deus Ayyanar e a outras divindades do Sul da Índia e do Sri Lanka. Este projecto de investigação, residências e exposição teve origem em 2019, numa visita realizada pelo escultor João Rolaça a Tamil Nadu, para observar no local a construção das monumentais esculturas de terracota pelos Velar, no âmbito do seu doutoramento sobre Escultura Cerâmica de Grande Formato. O estudo revelou a singularidade técnica e iconográfica desta prática ancestral e criou a vontade de proporcionar um intercâmbio entre os mestres Velar e o contexto artístico e público portugueses. As esculturas apresentadas na exposição foram criadas por três Velar das aldeias de Thuvaradimanai e Malayiur — Palanisamy, Meyyar e Karthik — durante uma residência artística nas Oficinas do Convento, em Montemor-o-Novo. A estas juntaram-se terracotas do acervo do Museu do Oriente, que testemunham igualmente a devoção a Ayyanar, e obras da escultora Liliana Velho, concebidas em estreita colaboração com os artesãos indianos, numa linguagem artística contemporânea envolvida pela tradição escultórica indiana.
Com | Palanisamy Tharmalingam, Meyyar Rengasamy, Karthik Meyyar e Liliana Velho
Comissário | João Rolaça
Parceria | Oficinas do Convento
Apoios Institucionais
Direção-Geral das Artes e Unidade de Investigação Vicarte
Agradecimentos
Revati Jayakrishnan e sua Família; Meyyar, Chellam, Gayatri e Karthik Velar e Mestre. Rangaswami; Selvaraj e Kumarechen, Sakthivel, Raj e suas famílias, Ganesha de Thuvaradimanai e sua família, Mestre Palanisamy e sua esposa Lakshmi. equipa das Oficinas do Convento.
Imagem I Modelação da figura de Ayyanar. © Tiago Fróis, Oficinas do Convento, 2025
N.1988, Santarém. Vive e trabalha em Montemor-o-Novo. Doutorado em Escultura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa (FBAUL+VICARTE) com a tese A Forma do Fogo - Escultura Cerâmica de Larga Escala e seus processos de Cozedura, financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (2017-2021). É Mestre em Artes Plásticas na Central Saint Martins em Londres (2011) e licenciado em Escultura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa (2010). Colabora com a Oficinas do Convento desde 2014, promovendo e desenvolvendo atividades culturais e artísticas ligadas à terra, a cerâmica artística e as artes visuais, nomeadamente, projectos multidisciplinares, formação, criação e investigação. Apoia artistas e designers na concepção e produção de objectos em cerâmica, particularmente de grande formato ou cozidos de formas alternativas e experimentais.