Esta exposição resulta do vasto espólio do fotógrafo goês Krishna Navelkar, ou Ganesh, o seu nome de adopção, cujo olhar atento e apaixonado registou quase quarenta anos de história – do fim do colonialismo português às grandes transformações sociais e políticas que moldaram a Goa moderna.
Cada fotografia é mais do que uma imagem; é um testemunho vivo, um eco do passado que ressoa no presente, desafiando o esquecimento. Das ruas movimentadas aos olhares silenciosos, das celebrações vibrantes às mudanças políticas, o trabalho de Ganesh constitui um arquivo inestimável que revela fragmentos duma história que, sem ele, ter-se-ia perdido irremediavelmente. Ganesh não foi apenas um fotógrafo: foi um cronista do tempo, um olhar que atravessou décadas para imortalizar Goa, transformando momentos efémeros em eternidade.
Nesta exposição recorremos a diferentes suportes para tentar dar a ver essa Goa de Ganesh cuja diversidade social e religiosa é singular, tanto em registos escritos quanto visuais, numa homenagem que, sendo-lhe feita, é também feita a Goa e às goesas e goeses que a foram construindo ao correr do tempo.
Comissariado
Rosa Maria Perez
Apoios Institucionais
Delegação de Goa – Fundação Oriente,
Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA)
Parcerias
Arquivos RTP, Rádio e Televisão de Portugal
Agradecimentos
Museu Nacional de Etnologia, Arquivo Histórico Ultramarino, Portugal, Ajit Sukijha, Alu Gomes Pereira, Ana Barreiro, Athos Fernandes, Bossuet Afonso, Fátima Garcias, Jack Sukijha, Jyoti Sansgiri, Leonel Bravo da Costa, Maria de Lourdes Bravo da Costa, Maria Fernanda da Costa e Sousa, Nalini Elvino de Sousa, Nitin Angle, Selvio Fernandes, Susana Sardo, Vishvesh Kandolkar
Rosa Maria Perez foi professora do Departamento de Antropologia do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa até 2020 e é investigadora sénior no CRIA - Centro de Investigação em Antropologia. Desde 2011, é professora convidada de Antropologia no Indian Institute of Technology (Gandhinagar). Perez tem dado seminários e aulas em universidades da Índia, de África (Moçambique), da Europa (França, Inglaterra, Holanda, Dinamarca), do Brasil (Universidade de São Paulo e UFRJ) e dos Estados Unidos, especialmente da Universidade de Brown. A sua principal área de investigação é a sociedade indiana e a segregação social, com especial ênfase nos Dalits e mulheres, colonialismo e pós-colonialismo na Índia, metodologia de trabalho de campo, antropologia colaborativa e pública e direitos humanos. Perez é consultora para a Comission on the Status of Women ( CSW), das Nações Unidas e tem sido igualmente consultora de comités europeus sobre a Índia, a Ásia do Sul e Antropologia. É membro da European Alliance for Asian Studies (EAAS) e do conselho académico do International Institute for Asian Studies (IIAS). Rosa Maria Perez é também membro da comissão editorial de revistas científicas portuguesas e internacionais. As suas publicações mais recentes em inglês incluem, entre vários artigos, os livros Transdisciplinary Ethnography in India: Women in the Field, co-editado com Lina M. Fruzzetti, Londres, Routledge, 2022, The Tulsi and the Cross. Anthropology and the Colonial Encounter in Goa, Delhi, Orient Blackswan, 2012 (1ª e 2ª edições esgotadas), e Kings and Untouchables. A Study of the Caste System in Western India (esgotado), 2004, Nova Deli: DC Publishers.