CONCURSO CALL4ART– 25 DE ABRIL
ANÚNCIO DE VENCEDORES
Datas
14 Fevereiro

A Fundação Oriente anuncia o vencedor do Concurso de Criação Artística Call4Art – 50 anos do 25 de Abril. Este concurso desafiou artistas plásticos com idade igual ou inferior a 50 anos, de nacionalidade portuguesa, a reflectir criticamente sobre o legado e valores do 25 de Abril.

A escolha recaiu sobre a artista Isa Magalhães [n. 1983], por “A Liberdade”, instalação com uma componente de artesanato artístico, que envolverá utentes de IPSS na execução dos seus elementos.

A vencedora recebe uma bolsa de apoio à produção da obra, no valor de 1000€, durante 3 meses, bem como a oportunidade de a expor no Museu do Oriente. A instalação “A Liberdade” será apresentada ao público no âmbito da exposição comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, que a Fundação Oriente inaugura, a 16 de Abril, no Museu do Oriente. 

Dada a elevada qualidade das candidaturas a concurso, o júri atribui ainda duas menções honrosas (ex-aequo), a Catarina Mendes, pela obra “Rostos da Revolução | Rostos da Liberdade” e a Flávio Rodrigues, por “Para Não Mais Esquecer”. O trabalho vencedor e as duas menções honrosas serão apresentados, de 17 Abril a 19 Maio, no âmbito da exposição Ventos de Liberdade. A Revolução de Abril pelo olhar de Ingeborg Lippmann e Peter Collis.

Foram 41 as candidaturas apreciadas pelo júri do concurso, composto por João Amorim (Conselho de Administração, Fundação Oriente), Graça Mendes Pinto (Directora, Museu do Oriente) e Isabel Soares (Presidente da Fundação Mário Soares e Maria Barroso)

Lançado em Dezembro de 2023, o concurso de criação artística Call4Art – 50 anos do 25 de Abril surgiu no contexto da celebração dos 50 anos da revolução dos cravos, em 2024. No entanto, a democracia e a liberdade não são conquistas definitivas, mas sim “valores que devem ser revisitados, repensados, revitalizados e consolidados, sobretudo pelas gerações que não tiveram de lutar pela sua consagração”, afirma João Amorim, vogal do Conselho de Administração da Fundação Oriente e Presidente do Júri deste concurso.

Neste contexto, a Fundação Oriente entende que celebrar a revolução de Abril passa por encorajar as gerações de artistas plásticos que não viveram a ditadura a reflectir sobre o legado e valores de Abril, em obras que enriqueçam a esfera pública com novas abordagens, novas vias de discussão e engajamento cívico.

“Call4Art – 50 anos do 25 de Abril” vem reforçar o posicionamento da Fundação Oriente no apoio à criação artística, sobretudo na intersecção com valores de cidadania, sustentabilidade e responsabilidade social. 

Call4Art – 50 anos do 25 de Abril

Vencedora:

Isa Magalhães

Menções Honrosas:

Catarina Mendes

Flávio Rodrigues

Ler mais