Uma oportunidade de conhecer mais a fundo Goa através da fotografia de Krishna Navelcar do espólio do Museu Oriente, numa visita orientada pelo Assistente de Comissariado, Douglas Santos da Silva.
A exposição resulta de uma coleção de cerca de 15.000 imagens captadas por Krishna Navelkar, que adoptou o nome “Ganesh” em homenagem a um irmão perdido precocemente. O seu acervo constitui um registo inestimável da vida goesa. Como observador atento e cronista da vida em Goa, Ganesh dedicou a sua carreira fotográfica a ilustrar o intricado mosaico de uma sociedade moldada pelo passado colonial e por uma vibrante evolução cultural. Através das suas imagens, revela as identidades multifacetadas de Goa, oferecendo um olhar sobre momentos simultaneamente quotidianos e excepcionais.
Douglas Santos da Silva é licenciado em Marketing pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), com equivalência da Universidade do Minho. Mestre em Antropologia pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, é atualmente doutorando em Antropologia no âmbito de um programa conjunto entre o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (FCSH NOVA). Bolseiro da Fundação Oriente, investigador associado ao Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) e colaborador do Centro de Estudos da Ásia do Sul (CEAS), desenvolvendo investigação nas áreas do mundo islâmico, orientalismo, estudos pós-coloniais, subalternidade, performances e epistemologias do Sul Global. A sua investigação doutoral centra-se na comunidade Moir, também conhecida como os “mouros de Goa”, com enfoque em dinâmicas identitárias, históricas e pós-coloniais. É autor do artigo A Voz no Islão de Goa: religiosidade, silenciamento e resistência, publicado na Revista Oriente, n.º 30 (Fundação Oriente). Integra ainda a equipa curatorial da exposição Foto Art Ganesh como assistente de comissariado, sendo responsável pela condução das visitas guiadas, proporcionando uma mediação crítica e contextualizada a partir de uma perspetiva antropológica.