Oficina para Crianças
KUNG FU NO MUSEU DO ORIENTE
OFICINAS DE FÉRIAS DE VERÃO
Datas
Segunda a sexta | 15 a 19 julho
Horas
14.30 às 17.30
Duração
3 horas/dia
Público-alvo
Para crianças [8 - 14 anos]
Participantes
Mín. 6 Máx. 15
Nota
As crianças deverão trazer: roupa confortável; lanche para o intervalo da tarde | Inscrições até 12 Julho.
Preço
€95
Comprar

A introdução de uma proposta no âmbito das Artes Marciais Chinesas na programação das férias de Verão do Museu do Oriente visa promover, em contexto cultural, um maior conhecimento sobre um elemento essencial e incontornável na cultura e no folclore chinês, permitindo que as crianças e jovens experimentem a prática desta cultura, vivenciando-a ao longo de uma semana.

O Kung Fu é uma arte marcial chinesa com uma grande variedade de estilos, nos quais se englobam estilos de animais, que resultam de um entendimento sobre o movimento dos diferentes animais em situação de luta, procurando reconhecer a sua essência e eficácia e adaptando-os à constituição humana, concebendo técnicas distintas de combate, com posturas e movimentos específicos de cada animal. 

Nesta Oficina serão criados dois grupos que irão trabalhar técnicas ora mais simples, com técnicas de punhos longos (chang chuan) ora mais complexas, com técnicas de serpente, conforme o contacto que cada criança/jovem tenha tido com as artes marciais chinesas e de modo a construir uma coreografia conjunta. 

A prática do Kung Fu promove benefícios que serão de extrema utilidade nesta faixa etária: 

- Desenvolvimento da coordenação motora;

- Aperfeiçoamento da concentração e o foco;

- Promoção da agilidade, flexibilidade e equilíbrio;

- Desenvolvimento do conhecimento, da consciência e do controlo do próprio corpo;

- Reforço do autoconhecimento, da autoconfiança e da autodisciplina;

- Promoção do respeito por si e pelos outros.

Partiremos de lendas e/ou características da serpente, segundo a cultura chinesa e de lendas de guerreiros e das suas lutas contra entidades aparentemente insuperáveis que descobriremos pelo espaço expositivo.

Os treinos diários serão compostos por aquecimento, condicionamento, treino técnico, jogos e flexibilidade. Assim, haverá uma alternância entre trabalho (foco/concentração) e momentos descontraídos, de modo a conseguir melhores resultados, com o maior entusiasmo por parte dos participantes.

Em caso de desistência: Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados. Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade. Para mais informações contactar servico.educativo@foriente.pt

Ler mais
Folha de Bambu

Folha de Bambu é uma escola de artes marciais chinesas de raiz tradicional, cujo conteúdo programático se desenvolve a partir dos conhecimentos transmitidos pelo mestre Wu Xuan. O seu programa procura um sistema de equilíbrio entre as artes externas, mais duras e explosivas com o Kung Fu estilo Shaolin e as artes internas, mais suaves e cadenciadas, com o Tai Chi Chuan estilo Yang, promovendo em cada prática o conhecimento e experiência da outra, de modo a alcançar maior eficácia marcial, qualidade no movimento e simultaneamente um maior crescimento pessoal. A Folha de Bambu encontra-se em diversos locais em Lisboa, ministrando aulas de Kung Fu, Kung Fu Kids e Tai Chi Chuan.

Outras Actividades
PRESENÇA PORTUGUESA NA ÁSIA
Saiba mais
Deuses de Terra | Visita Curatorial
Saiba mais
DANÇA ORIENTAL
Saiba mais
JAPÃO: FESTAS E RITUAIS
Saiba mais