Nesta visita orientada, o comissário João Rolaça convida o público a conhecer de perto as histórias, objectos, imagens, vídeos e esculturas que compõem a exposição Deuses de Terra – Escultura Velar. Uma oportunidade única para conhecer o processo criativo dos artesãos indianos Palanisamy, Meyar e Khartik, que produziram em Portugal esculturas votivas semelhantes às que realizam no sul da Índia, em homenagem ao deus Ayyanar. Estas figuras, tradicionalmente encomendadas pelas comunidades locais e instaladas em santuários a céu aberto, testemunham uma prática ritual que se funde com a paisagem e o tempo.
A exposição nasce de um projecto de investigação de João Rolaça, que reforça o o diálogo com saberes tradicionais e comunidades menos visíveis do espaço asiático. As esculturas Velar evidenciam como a mestria artesanal e o conhecimento ancestral podem desafiar fronteiras entre arte popular e contemporânea, promovendo a valorização e continuidade destas tradições culturais.
Uma parceria Fundação Oriente e Oficinas do Convento.
N.1988, Santarém. Vive e trabalha em Montemor-o-Novo. Doutorado em Escultura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa (FBAUL+VICARTE) com a tese A Forma do Fogo - Escultura Cerâmica de Larga Escala e seus processos de Cozedura, financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (2017-2021). É Mestre em Artes Plásticas na Central Saint Martins em Londres (2011) e licenciado em Escultura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa (2010). Colabora com a Oficinas do Convento desde 2014, promovendo e desenvolvendo atividades culturais e artísticas ligadas à terra, a cerâmica artística e as artes visuais, nomeadamente, projectos multidisciplinares, formação, criação e investigação. Apoia artistas e designers na concepção e produção de objectos em cerâmica, particularmente de grande formato ou cozidos de formas alternativas e experimentais.