Oficina
TEMARI | BORDADO TRADICIONAL JAPONÊS
OFICINA
Datas
Sábado | 28 Fevereiro
Horas
10.00 às 13.00
Duração
2h30
Público-alvo
M/12 anos [idade indicativa]
Participantes
Mín.5 | Máx.10
Preço
€50/participante
Comprar

No Japão a 3 de março comemora-se o Dia das Meninas com o Hinamatsuri (雛祭り), o Festival das Bonecas. Nesta altura, são muitos os desejos de prosperidade, felicidade, saúde e sorte para as meninas. Um dos bonitos modos de os expressar é bordando Bolas-de-mão (Temari) que, muitas vezes, as próprias mães oferecem às filhas. Linhas coloridas, esticadas, cruzadas em torno de retalhos de quimonos podem resultar em Temari (Te - mão + Mari – bola).

Com uma história ancestral, estas bolas bordadas começaram por ser confecionadas com um propósito muito especial: brincadeiras de crianças! Ao longo dos tempos, assumiram outros fins e significados. As Temari são, ainda hoje, uma oferta de considerável importância no Japão - prova de grande amizade ou de amor maternal. Actualmente, os seus coloridos e criativos padrões, despertam tanto interesse no Oriente como no Ocidente. 

Alguns exemplares da colecção do Museu do Oriente estão patentes ao público na exposição Japão: Festas e Rituais.  O Museu do Oriente tem vindo a promover várias oficinas de construção de bolas de mão japonesas a partir do reaproveitamento de materiais e, nessa medida, chamando a atenção para a importância da contribuição de cada indivíduo para um mundo mais sustentável.

Para mais informações contactar servico.educativo@foriente.pt.

Em caso de desistência:

Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.

Ler mais
Ana Simões

É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas - Estudos Germanísticos pela Faculdade de Letras de Lisboa e Mestre em Edição de Texto pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Ingressa na Fundação Oriente em 2008, ano de inauguração ao público do Museu do Oriente. Desde nova cultiva o gosto pela arte e cultura orientais, com especial apreço pelo Japão. Em 2018 integra o Serviço Educativo deste Museu dedicando-se, com a equipa, a dar a conhecer aos diferentes públicos a relação de Portugal com o Oriente e da cultura oriental em geral, a partir da colecção do Museu. A par desse trabalho, tem vindo a aprofundar o seu conhecimento pelo artesanato tradicional do Japão, nomeadamente, pelo Origami e Temari. Regularmente, tem vindo a partilhar a técnica de Temari e o seu respectivo contexto social e histórico em workshops que orienta.

Outras Actividades
YOGA COM NIDRA
Saiba mais
YOGA PARA TODOS
Saiba mais
TENCHI TESSEN – A ARTE DO LEQUE E DO SOPRO
Saiba mais
DANÇA ORIENTAL
Saiba mais