O Origami [折り紙] é a arte tradicional japonesa da dobragem de papel. Em japonês a palavra literalmente significa [折る] dobrar [紙] papel. Com apenas uma folha de papel podemos dobrar animais, flores, diversos objectos e inúmeras figuras, numa técnica que convida a dar largas à criatividade.O acto de oferecer dinheiro como prenda em ocasiões especiais faz parte da cultura japonesa, tornando o envelope um objecto importante, que eleva o gesto de oferecer e o próprio presente.Nesta oficina iremos aprender a fazer diversos envelopes criativos em Origami como o Tato ou modelos onde o papel se torna carta e envelope ao mesmo tempo.
Assinalando a participação portuguesa na Expo 2025 Osaka [13 Abril a 13 Outubro], esta oficina inscreve-se numa programação do Museu do Oriente com enfoque na cultura japonesa e nas relações entre Portugal e Japão.
Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.
Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.
Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.pt
De descendência japonesa, Tatiana Yumi Arazaki nasceu no sul do Brasil, e mora em Setúbal desde 2022. O contacto com a cultura japonesa é uma constante na sua vida e em 2023 iniciou o projecto TATINOTABI. Uma homenagem à cultura e à tradição nipónicas, o objectivo de TATINOTABI cujo é transmitir os conhecimentos e paixão de Tatiana por técnicas artesanais japonesas como Origami, Furoshiki e Mizuhiki, através de oficinas ou demonstrações.