Dongji (동지) é a celebração tradicional do Solstício de Inverno na Coreia. Comemora-se por volta de 22 de Dezembro, o dia mais curto e a noite mais longa do ano. Este é pico do Inverno na Coreia e a partir desta data, as horas de sol aumentam, e as noites ficam mais curtas. Assim, Dongji marca o regresso da Primavera e o começo de um novo ciclo anual, ou “pequeno Ano Novo lunar”. Como tal, é uma data rica em simbolismo e rituais, quer para afastar o mal, quer para atrair boa sorte e abundância.
As tradições gastronómicas ligadas ao Dongji mantém-se até aos nossos dias. As famílias juntam-se para comer patjuk, uma sopa de feijão vermelho com bolas de arroz saealsim, que se acredita trazer saúde e sorte para todo o ano.
Nesta oficina vamos falar das comidas típicas e outras tradições do Dongji, incluindo a simbologia dos feijões vermelhos na cultura popular coreana. Os participantes vão ter a oportunidade de provar várias iguarias sazonais, incluindo patjuk, saealsim e muitas outras.
Programa
1. Feijão vermelho e Patjuk 팥죽, seu significado na tradição coreana e no Dongji. Demonstração de como fazer bolas de arroz Saealsim (새알심) e sua prova com patjuk.
2. Simbologia do feijão vermelho: folclore, crenças e tradições, includindo a lenda de Cheo-yong e o conto da Avó da Sopa de Feijão Vermelho, que se acreditava proteger do mal
3. Iguarias sazonais: prova de iguarias típicas do Inverno, como bolo de arroz de feijão vermelho (pat sirutteok, 팥시루떡), tangerinas em calda (gyul jeonggwa 귤정과), e dióspiro seco (gotgam 곶감), incluindo explicação de receitas, historias, e significado cultural.
Imagens:By Hyeon-Jeong Suk - https://www.flickr.com/photos/127584241@N02/15149662594/, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=54787661
Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados. Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade. Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.pt
Artista visual da Coreia do Sul, formada em pintura pela Universidade Hongik. Desde 2018, vive e trabalha em Lisboa, mantendo o vínculo à Coreia, onde passa largas temporadas, na persecução da sua carreira artística. Desde Junho de 2024 realiza cerimónias do chá e oficinas ligadas a esta tradição, no âmbito de festas culturais da Coreia, bem como oficinas de gastronomia.