Explore a história dos pigmentos e cores na tinturaria, conectando práticas tradicionais portuguesas e orientais. Nesta oficina, os participantes aprenderão a tingir fibras com elementos naturais como folhas, flores, sementes, cascas, raízes e madeiras. Serão também introduzidas técnicas de shibori, utilizando diferentes formas de dobrar, prender e comprimir o tecido para criar reservas e padrões antes do tingimento. Os pigmentos utilizados incluem clássicos orientais como raiz de rubia, cártamo, cochonilha, cúrcuma, hibisco, madeira de sândalo, chá verde e chá preto. Os participantes manipularão o banho tintórico, ajustarão o pH e criarão uma ampla paleta de cores em fibras naturais como lã, seda, algodão e linho.
Esta oficina promove práticas artísticas sustentáveis, valorizando saberes tradicionais e recursos locais. Enquadra-se nos objetivos de desenvolvimento sustentável e de educação ambiental, incentivando uma relação consciente com os recursos naturais e a criação artística com base na ecologia e no reaproveitamento.
Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.
Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.
Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.pt
Isabel Guimarães Nasceu em 1976. Em 2011 licenciou-se em Artes Plásticas – Escultura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto onde também frequentou o Mestrado de Pintura. Terminou o curso de Design Têxtil no Citex em 1997 e desde aí tem feito diversas formações nas áreas de design têxtil e moda. Em 2007 constituiu a empresa Around Design Unipessoal Lda e tem vindo a trabalhar em várias áreas ligadas ao design têxtil, papel e cerâmica, para diversos clientes a nível nacional e internacional. Acumula a sua actividade profissional de designer com a de formadora certificada, no Modatex (anterior Citex) desde 2006, na Gudi e na Escola de Moda do Porto, nos cursos de Design de Moda, Design Têxtil e Artes Têxteis. Ministra workshops artísticos no prestigioso Museu Nacional Soares dos Reis, Museu da Misericórdia do Porto e em espaços culturais como Fábrica de Santo Thyrso.