Nesta aulas, os participantes vão poder aprender os fundamentos do sistema clássico de dança indiana através do estilo Kathak. Além do sistema de música (Taal/Raga), serão estudados os passos básicos (Tattkar), os movimentos giratórios (Chakkar), as posições dos braços (Hastak), bem como as composições rítmicas e dramáticas, seguindo o método da Escola Nacional de Kathak.
Uma das 8 danças clássicas que têm suas origens na cultura do norte da Índia, Kathak desenvolve uma arte total que combina dança, ritmos musicais complexos e arte narrativa. O Kathak distingue-se ainda por ser o único estilo de dança que combina as culturas hindu e muçulmana do norte da Índia.
Ao longo destas aulas regulares, que se estruturam em dois níveis, os participantes vão descobrir uma arte nascida nos templos hindus e desenvolvida na corte Mogol, e vão tornar-se contadores de histórias “Kathakar” através do ritmo e histórias míticas hindus. As aulas serão acompanhadas por percussão indiana (Tablas).
Uma apresentação ao público ocorrerá no final do ano no Museu.
Bailarina, professora de dança e coreógrafa, nascida em Paris de pais de origem portuguesa e iraniana. Treinou ballet e técnicas contemporâneas em Paris e em 2015 obteve uma bolsa do governo indiano para o Instituto Nacional de Kathak, onde estudou dança clássica Indiana, Khatak, Música e Yoga. Recebeu um Star Award no Reino Unido no ano seguinte pela organização de workshops de Kathak. Em 2018, o seu primeiro solo “Offbeat”, baseado no tema “género e poder no espaço público através do estudo do manspreading” , foi seleccionado para figurar nos Journées du Matrimoine 2018 e em 2019 em Brighton Dome, Reino Unido. Ensina Ballet e Kathak há 5 anos, a alunos de todas as idades. Em 2019 mudou-se para Lisboa e fundou a Playgroundlx, uma plataforma de dança que visa juntar bailarinos de todos os estilos. Playgroundlx tem o apoio da Câmara Municipal de Oeiras. www.playgroundlx.com