18 MAIO | DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS
Entrada e Programa Gratuitos
Datas
Quinta | 18 Maio
Horas
A partir das 10.00
Nota
Entrada e actividades gratuitas, limitadas aos repectivos números máximos.

 A 18 de Maio de 2023 comemora-se, em todo o mundo, o Dia Internacional dos Museus, este ano sob o tema Museus, Sustentabilidade e Bem-estar.

Celebre este dia no Museu do Oriente: usufrua de entrada gratuita para visitar as exposições, participe nas actividades propostas, assista a um concerto e não perca a inauguração da exposição Japão: Festas e Rituais.

Programa

VISITAS ORIENTADAS

NA SENDA DOS LEQUES ORIENTAIS

Visita orientada em torno de um acessório que, tendo origem numa necessidade comum a todos – abrandar o calor -, passou de objecto meramente utilitário, a objecto de requinte, de sedução, de memória e de defesa também.

Horas | 11h30; 15h00 e 16h00

M/16 anos

Participantes | Máx.20

Gratuito, por ordem de chegada 

Sobre a exposição 


VISITA-OFICINA

UM LEQUE CHEIO DE HISTÓRIAS

Como se de um acordeão se tratasse, abre-se e fecha-se, fecha-se e abre-se! E quando se abre!? Oh! Surpresa! Imagens cujas histórias podemos imaginar: pequenas carinhas a olhar para nós; barquinhos em viagem; casas de telhados revirados, pagodes que se revelam e paisagens com árvores especiais. Que história contará o teu leque? 

Horas | 10.00 às 11.30

Para crianças [3-5 anos] acompanhadas por um adulto

Participantes | Máx. 10 

Gratuito, por ordem de chegada

Sobre a exposição 


VISITA-JOGO

O CÓDIGO DOS LEQUES

Recriaremos os gestos de manuseio de um acessório tão sedutor como o leque. Com origem no Oriente, este acessório encantou o Ocidente que lhe descobriu um novo sentido: o da comunicação. Vamos comunicar através dos leques!

Horas | 11.00 às 11.45

Para crianças [M/7 anos]

Participantes | Máx. 10

Gratuito, por ordem de chegada 

Sobre a exposição 


CONCERTO

DVOŘÁK 

Solistas da Metropolitana

Horas | 17.00 

M/6 anos 

Gratuito, mediante levantamento de bilhete no próprio dia

Programa detalhado


EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

JAPÃO: FESTAS E RITUAIS

Inauguração | 18.30

Ao longo do ano, realizam-se no Japão inúmeras festas e rituais tradicionais de natureza religiosa, de grande importância social e cultural. Reunindo mais de 1500 peças numa impressionante cenografia, Japão: Festas e Rituais dá a conhecer estas celebrações e o seu papel na sociedade japonesa, como eixos de construção de identidade e comunidade, da sua concepção do mundo e das forças que o movem.

Saiba mais aqui

Ler mais