Exposição Temporária
Dry Season Wind – Jarracharra
Têxteis Indígenas Australianos
Datas
26 Janeiro a 5 Maio
Nota
Bilhete de entrada dá acesso a todas as exposições patentes
Preço
€8 [descontos em vigor]
Comprar

A Fundação Oriente, em colaboração com a Embaixada da Austrália em Portugal, tem o prazer de acolher a exposição Dry Season Wind – Jarracharra, uma poderosa coleção de arte têxtil produzida por mulheres indígenas da região de Maningrida, no oeste de Arnhem Land, Austrália.

Dry Season Wind – Jarracharra é uma iniciativa do remoto Bábbarra Women's Centre que, em 2019 chamou a atenção internacional e causou uma grande agitação no sector têxtil e da moda indígena com a apresentação, na Embaixada da Austrália em Paris, das obras de cinco das suas artistas. Desde essa data, a exposição tem passado por diversos países, chegando agora a Portugal com uma coleção de 52 obras de arte têxtil, estampadas à mão, da autoria de 20 artistas.

A região de Maningrida está situada na costa do Mar de Arafura, a cerca de 500 km a leste de Darwin. É o lar de 80 clãs, muitos dos quais ainda vivem nas suas terras ancestrais, e uma das comunidades com maior diversidade linguística do mundo, com uma população de apenas 2500 habitantes que falam cerca de 12 línguas.

O Bábbarra Women's Centre foi criado como um refúgio para mulheres marginalizadas no início da década de 1980. Actualmente, apoia mais de 30 mulheres artistas, tendo produzido mais de 100 designs para telas serigráficas que refletem as diversas culturas e países da terra de Arnhem.

Os designs apresentados em Jarracharra inspiram-se na própria terra de onde as artistas provêm. Apresentam motivos simples mas entusiásticos, como rochas sagradas, espíritos femininos da água, tartarugas, caranguejos da lama, alimentos do mato, locais de recolha de alimentos e cerimónias, juntamente com narrativas de djang, as suas histórias ancestrais de criação, que promovem a preservação da terra e do estilo de vida para as gerações futuras e apresentam ao mundo uma nova visão da arte indígena australiana.

Jarracharra é o poderoso vento frio que varre Arnhem Land em cada estação seca, significando o início de um período de intercâmbio entre clãs e um reencontro cerimonial anual. Uma metáfora da forma como o Bábbarra Women's Centre reúne diferentes culturas e histórias indígenas, apresentando-as nesta exposição de forma coesa, como um só corpo, da mesma forma que diversas artistas trabalham juntas, como uma família, em Bábbarra.

Ler mais
Outras Exposições
JAPÃO: FESTAS E RITUAIS
Saiba mais
TESOUROS NA PALMA DA MÃO
Saiba mais
PORCELANA CHINESA DE EXPORTAÇÃO | ANTIGA COLECÇÃO CUNHA ALVES
Saiba mais
VENTOS DE LIBERDADE
Saiba mais