Ciclo Músicas Escondidas
EGSCHIGLEN [Mongólia]
Local
Auditório
Datas
Sexta | 10 Dezembro
Horas
19.00
Duração
75', sem intervalo
Nota
Consulte as novas regras de acesso aos espectáculos aqui
Preço
€15 [descontos em vigor]
Comprar

O grupo Egschiglen foi fundado em 1991 por estudantes de mestrado do Conservatório Ulán Bator. Os três elementos que o compõem actualmente são membros fundadores e o coração do grupo que, desde a sua génese, se dedica à interpretação contemporânea da música tradicional da Mongólia.

A música de um país é inspirada na sua paisagem e no modo de vida do seu povo. A Mongólia, no coração da Ásia, é um território vasto, aproximadamente doze vezes maior que Portugal. É um país com pastos intermináveis a sul, até à beleza árida do deserto de Gobi. Nas montanhas nevadas de Altai e Changai, rios cristalinos atravessam florestas e planícies.

Grande parte dos mais de dois milhões de mongóis vive, ainda hoje, uma existência nómada, em harmonia com a natureza e seu ritmo, juntamente com suas "cinco jóias": cavalos, camelos, vacas, ovelhas e cabras. A música dos mongóis respira a liberdade e o poder deste estilo de vida despojado e próximo da natureza.

A música de Egschiglen impressiona pela sua variedade e expressividade. Interpretam canções tradicionais e obras de compositores mongóis contemporâneos com seus arranjos harmoniosos, usando instrumentos tradicionais de seu país e técnicas vocais da Ásia Central. Quase se consegue ouvir o som dos cascaos dos fortes cavalos mongóis: Genghis Khan fundou o maior império do mundo de todos os tempos graças a eles. E, novamente, a música transporta-nos para o silêncio puro do deserto de Gobi, onde apenas o vento canta nas dunas. Uma música de contrastes de grande capacidade evocativa.

O estilo de canto khoomii, que consiste em produzir, ao mesmo tempo, um som muito agudo e muito gutural, parece sobre-humano. No entanto, a música soa familiar, expressando sentimentos humanos intemporais: amor, tristeza e gratidão.

Egschiglen são: Amaartuvshin Baasandorj (tobshuur, canto khoomii solo, percussão), Uuganbaatar Tsend-Ochir (tobshuur, ikh khuur) e Yesun-Erdene Bat (voz, morin khuur)

PROGRAMA

  1. Tookhuu. Tradicional
  2. Nar Sar. Natsagiin Jantsannorov
  3. Tuvurguun. L. Iderbat
  4. Aav Eej. Tradicional
  5. Khuleg. Janlav Tumursaikhan
  6. Zegetei Harmai. Tradicional
  7. Alag Shaangai. Tradicional
  8. Jaran Zagaan Aduu. Tradicional
  9. Uulenbor Lieblingspferd. Janlav Tumursaikhan
  10. Chandmani Nutag. Tradicional
  11. Lobeslied Für Chingis Khan. Tradicional
Ler mais
Outros Espectáculos
NOVAS REGRAS DE ACESSO AOS ESPECTÁCULOS
Saiba mais
RODRIGO LEÃO CINEMA PROJECT – A ESTRANHA BELEZA DA VIDA
Saiba mais
RECITAL DE OBOÉ E PIANO | JOANA SOARES E CLÁUDIO VAZ
Saiba mais
MAGALHÃES - SONOR ENSEMBLE E GRUPO VOCAL OLISIPO
Saiba mais