Exposição Temporária
JAPÃO: FESTAS E RITUAIS
Local
Piso 2
Datas
Até 31 Dezembro 2024
Nota
Bilhete de entrada dá acesso a todas as exposições patentes
Preço
€8 [descontos em vigor]
Comprar
Videos

Ao longo do ano, realizam-se no Japão inúmeras festas e rituais tradicionais de natureza religiosa, de grande importância social e cultural. Com momentos cerimoniais solenes e outros de puro divertimento, têm origem sobretudo no Xintoísmo - antigo culto dos espíritos kami – a que se juntaram práticas do Budismo. 

A exposição Japão: Festas e Rituais dá a conhecer estas celebrações e o seu papel na sociedade japonesa, como eixos de construção de identidade e comunidade, da sua concepção do mundo e das forças que o movem.

Tão variadas quanto populares, estas festas são celebradas em santuários e templos mas também no espaço doméstico, em comunidades rurais bem como nas metrópoles. Nascem da coexistência natural de diferentes sistemas de crenças no Japão e partilham um mesmo aspecto: a importância do ritual. É através da sua prática que se assegura a harmonia entre homens, natureza e divindades, de que depende a prosperidade e o bem comum. Transmitidos ao longo de gerações, numa continuidade que liga presente e passado e se projecta no futuro, os rituais reforçam os laços de pertença entre os indivíduos e traduzem-se, hoje, em valores como cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade humana e ambiental.

Através de mais de 1500 peças, expostas aqui pela primeira vez, Japão: Festas e Rituais guia-nos através do universo destas celebrações: o panteão das divindades e seus atributos, as principais festividades e seus contextos, práticas e objectos associados.

Partindo dos princípios do Xintoísmo e Budismo no Japão, a exposição convida a um périplo pelo calendário das celebrações anuais, de onde se destacam o Ano Novo e as festas dos Rapazes e das Raparigas, a par de ritos de purificação, protecção e funerários, cultos de fertilidade e cerimónias de final do ano.

Numa impressionante cenografia que integra recriações de altares e espaços de culto, a exposição apresenta objectos devocionais, estatuetas, gravuras, instalações multimédia, fotografia e vídeo.

Japão: Festas e Rituais convida a mergulhar neste elemento vital da identidade japonesa, onde convergem tradição e renovação, mundo físico e espiritualidade.

Em associação às comemorações dos 480 anos de amizade entre Japão e Portugal

Apoio institucional Embaixada de Portugal no Japão; Embaixada do Japão em Portugal | Colaboração Hitachi; Japan Foundation; Universidade Lusófona

Ler mais
Vista Geral
Outras Exposições
TESOUROS NA PALMA DA MÃO
Saiba mais
LEQUES CHINESES
Saiba mais
PORCELANA CHINESA DE EXPORTAÇÃO | ANTIGA COLECÇÃO CUNHA ALVES
Saiba mais
Viagem ao Ocidente
Saiba mais