Exposição Temporária
TERESA CORTEZ: UM MUNDO LÚDICO À ESPREITA
EXPOSIÇÃO RETROSPECTIVA 45 ANOS
Local
Galeria Nascente - Piso 0
Datas
Até 12 Setembro 2021
Nota
Bilhete de entrada dá acesso a todas as exposições patentes
Preço
€ 6 [descontos em vigor]
Comprar
Videos

Visitas orientadas com o curador

Sextas | 7 e 21 Maio, 4 e 18 Junho, 2 e 16 Julho, 20 Agosto

Visita gratuita (Máx. 5 pessoas), mediante inscrição aqui

Teresa Cortez fez a sua formação académica na Escola de Artes Decorativas António Arroio e desde 1975, a sua aprendizagem prática na arte cerâmica em ambiente fabril (Fábrica Viúva Lamego) junto do Mestre Querubim Lapa. A partir dos anos 90, começou a trabalhar em atelier próprio onde, sem nunca abandonar a cerâmica, pôde igualmente dirigir a sua criatividade para o desenho e para a aguarela.

A sua obra dá-se a conhecer, encontra-se no alvor da arte contemporânea portuguesa, nas já então agitadas tertúlias culturais dos anos 60/70 e prossegue com o romper da aurora no vértice de Abril de 74. Até aos dias que nos acompanham, a autora não cessa a sua criação artística. Esta exposição revela-nos uma leitura englobante da sua produção artística como uma retrospectiva que abarca um arco do seu tempo, 45 anos. Podemos afirmar que o seu acervo artístico partilha connosco traços marcantes deste período. A exposição Um Mundo Lúdico à Espreita é um espaço de liberdade criativa que reflecte em diferenciados temas e objectos a vizinhança com a cultura popular, das estórias da cultura oral, das narrativas da fábula, dos contos visuais encantatórios, da magia de recriar o nosso imaginário que não se perde desde que nascemos como um pião que rola, e não cessa de girar, nesta brincadeira que nasce com arte e com a vontade constante em moldar os nossos sentidos numa festa multicultural, a Oriente e a Ocidente, mais colorida.

Rui A. Pereira

Comissário

Ler mais
Teresa Cortez

Teresa Cortez, nascida em Leiria, fez os Cursos de Formação de Cerâmica Decorativa, Imagem e Desenho Têxtil da Escola António Arroio, e estagiou com o mestre Querubim Lapa na Fábrica Viúva Lamego.


Nos anos 1980, através de uma bolsa de estudo da Fundação Calouste Gulbenkian para realizar um trabalho de investigação em grupo sobre desenho têxtil, orientado por Melo e Castro.


Teresa Cortez foi galardoada com a medalha de bronze do salão de arte moderna de 1970, organizado pela Junta de Turismo do Estoril.Ganhou também o 1º Prémio de azulejaria da câmara municipal de Lisboa em 1986 com o painel de cerâmica instalado no edifício na Av. da Liberdade, e recebeu uma menção honrosa do Prémio Municipal Jorge Colaço de Azulejaria em 2000 com o painel de azulejos colocado na Escola Secundária Josefa d`Óbidos.Teresa Cortez expõe desde 1972 em Portugal, Espanha, Itália, entre outros países.

Outras Exposições
JAPÃO: FESTAS E RITUAIS
Saiba mais
TESOUROS NA PALMA DA MÃO
Saiba mais
Dry Season Wind – Jarracharra
Saiba mais
PORCELANA CHINESA DE EXPORTAÇÃO | ANTIGA COLECÇÃO CUNHA ALVES
Saiba mais