Durante uma viagem, um concerto, um filme ou numa exposição de arte já deu por si a ficar distraído, perdido em pensamentos, a querer acelerar o momento ou simplesmente a não prestar atenção completa ao que está ali perante si naquele momento?
Se sim, saiba que é perfeitamente normal que isso aconteça. A nossa mente tende a fazê-lo, e por vezes dificulta a capacidade de estar no momento presente, mesmo que à nossa frente esteja a mais bela obra de arte.
Em média, uma pessoa despende entre 15 a 30 segundos a observar uma obra de arte. “Slow Art” é um estilo de observação que tem ganho força em todo o mundo e que visa cultivar uma observação e apreciação da arte de forma intencional e imersiva. Enraizada numa abordagem meditativa, como a prática de mindfulness, esta incentiva não apenas a dedicar mais tempo para apreciar uma obra de arte, mas também a prestar atenção a toda a sua experiência durante o processo.
Arte e mindfulness são complementos naturais. Ambos convidam à reflexão e têm uma componente terapêutica que promove o bem-estar. Quando se unem, cria-se uma sensação de refúgio. A prática de mindfulness num museu oferece assim a oportunidade de estar plenamente atento a toda a experiência e cultivar inspiração e conexão com as peças de arte.
Voltemos então ao início. Já imaginou como seria se numa exposição de arte estivesse plenamente lá? Ficará surpreendido com a riqueza da sua experiência e, provavelmente, não esquecerá o que observou e sentiu durante a sua visita.
Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.
Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.
Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.pt
É membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e com especialidade avançada em Neuropsicologia. Tem formação certificada como instrutor em vários programas de intervenção baseados em Mindfulness, dos quais retira ferramentas para aplicação em formação, contexto clínico, desportivo e organizacional: Mindfulness Based Stress (MBSR) - Center for Mindfulness, UC San Diego, School of Medicine; Mindfulness Based Cognitive Therapy (MBCT) - Centre for Mindfulness Research and Practice, Bangor University; Mindful Sport Performance Enhancement (MSPE) - Mindful Sport Performance Enhancement Institute; Finding Peace in a Frantic World (FPFW) – Oxford Mindfulness Centre. Como investigador, procura estar integrado em projectos que explorem a aplicabilidade das intervenções baseadas em Mindfulness, assim como intervenções psicológicas/neuropsicológicas em contexto clínico.