Centro de Documentação
António Alçada Baptista

A Missão do Centro de Documentação António Alçada Baptista consiste na promoção do conhecimento sobre a Ásia e as suas relações com Portugal no âmbito das ciências sociais, e humanas e artísticas, através da disponibilização e difusão de recursos informativos e documentais.


O seu acervo é constituído por monografias, publicações periódicas, audiovisual, e multimédia e literatura cinzenta. Neste acervo foram ainda integrados os conjuntos documentais da colecção Kwok On, a Livraria do Convento da Arrábida, Biblioteca Geneviève Bouchon, Christian Pelras, Margarida Correia de Lacerda e muitas outras colecções doadas ao Museu ao longo dos anos. Dispõe também de uma colecção de fotografias antigas de Macau e Goa, assim como de uma vasta fonoteca, especialmente vocacionada para a música asiática.


A Fundação Oriente dispõe, para venda, das obras resultantes da actividade editorial própria, especialmente vocacionada para a publicação de fontes inéditas ou de difícil acesso e determinantes para o estudo das relações históricas e culturais entre Portugal e os países asiáticos. Em paralelo, destacam-se não só as obras fruto de trabalhos de investigação apoiados pela Fundação através do seu programa de bolsas, como de apoio a publicações em parcerias com outras editoras.


A Revista Oriente, publicada desde 2001 e presentemente com periodicidade anual, reúne propostas de leitura de investigadores e académicos especialistas na Ásia.


Livros da Semana
Revista Oriente nº 23
Estudos de História Luso-Africana e Oriental
Mesopotâmia
Revista Oriente nº 24
O Cruzador “República” na China em 1925, 1926 3 1927
Vivências, Sítio e Iconografia do Palácio de Belém
Revista Oriente nº 25
Macau Histórico
Do Tratado de Tordesilhas (1494) ao Tratado de Madrid (1750)
Revista Oriente nº 26
Revista Oriente nº 27
Os Portugueses no Oriente (1601 e 1610)
Revista Oriente nº 28
Portugal encontra a China
Publicações
Catálogo Online
Todo o acervo documental está disponibilizado no Catálogo online de forma fácil e intuitiva, facilitando a pesquisa antecipada, de forma a preparar a visita ao Centro de Documentação, e presencial, com a indicação da localização na sala de leitura
Saiba mais
Livraria Online
A Fundação Oriente dispõe para venda de obras resultante da actividade editorial própria, especialmente vocacionada para a edição de fontes inéditas ou de difícil acesso e determinantes para o estudo das relações históricas e culturais entre Portugal e os países asiáticos.
Saiba mais