Colecção
Presença Portuguesa na Ásia

A Colecção Presença Portuguesa na Ásia é constituída por mais de 3.400 objectos artísticos e documentais de diferentes tipologias, tais como mobiliário, marfins, têxteis, arte sacra, porcelana, pintura, escultura e documentos gráficos. Fruto de aquisições e doações, integra peças de valor excepcional, dispostas ao longo do piso 1 em núcleos organizados por países e regiões (Índia, Sri Lanka, China, Macau, Japão, Coreia e Timor-Leste), que evidenciam o carácter eminentemente coleccionista desta exposição, cujas peças vão desde 3.000 a.C. até meados do século XX.

O coleccionismo oriundo das Câmaras de Maravilhas das cortes e casas nobres europeias desde o século XVI fomentou a produção de objectos feitos de diversos materiais como porcelana, marfim, madrepérola, laca, tartaruga, corno de rinoceronte, filigrana de prata ou têxteis que foram adquiridos e guardados ao longo dos séculos como relíquias de “outros mundos”.


Presença Portuguesa na Ásia reúne vários destes objectos, testemunhos do fascínio que o Oriente e as suas preciosidades exerceram sobre o Ocidente, e do acto de coleccionar como forma de construir e partilhar conhecimento.

Ler mais
Peças da Colecção
Armadura do tipo iyozane nuinobe do (pormenor)
Polvorinho
Escritório
Cofre
Taça
Potes (par)
Figuras tumulares (par)
Bacia armoriada
Facas de cordão umbilical
Estátua Equestre