Para uma mais eficaz e abrangente prossecução da sua missão estatutária, a Fundação Oriente tem, ao longo dos anos, constituído e construído distintas parcerias, tem-se filiado a distintas organizações e construído relações de mecenato. Destas, destacam-se:
IPOR – Instituto Português do Oriente
Juntamente com o Estado Português, representado pelo Instituto Camões, com vista a preservar e difundir a língua e a cultura portuguesas no Oriente e dar continuidade e aprofundamento do diálogo intercultural, a Fundação Oriente fundou o IPOR. Hoje, depois da revisão estatutária de 1999, mantém 44% de participação.
O CPF é uma associação privada de utilidade pública reconhecida. É a instituição representativa do sector fundacional em Portugal e o único interlocutor das fundações junto dos órgãos de soberania, considerando-se relevante a sua intervenção na construção de um quadro legislativo adequado ao sector. Foi constituída em 1993, pela Fundação Oriente a par de algumas outras fundações.
Convenção para a Cooperação na Implementação dos ODS
Convicta da importância da implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável em todos os sectores, da necessidade de o fazer em parceria, num contexto de entreajuda com os pares, a Fundação Oriente contribuiu para a criação desta convenção e foi uma das primeiras subscritoras.
Pacto das Fundações Portuguesas para a Acção Climática
Consciente de que a crise climática é um dos maiores desafios do nosso tempo, de que as alterações climáticas já afectam a biodiversidade, a vida das populações e comprometem o bem-estar das gerações futuras, perante a necessidade de agir com urgência e de forma concertada, a Fundação Oriente contribuiu para a criação deste Pacto e subscreveu-o, assumindo o compromisso de integrar a sustentabilidade ambiental e a resposta à crise climática nas suas áreas e formas de actuação.
UN Global Compact Network – Portugal
O United Nations Global Compact é uma iniciativa especial do Secretário-Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, dedicada à sustentabilidade, que teve a sua origem numa sua proposta, em 2000. Criada a partir de uma resolução da Assembleia Geral da ONU, assenta em Dez Princípios fundamentais a integrar na estratégia e operações das empresas que adiram, relevantes nas áreas dos direitos humanos, das práticas laborais, protecção ambiental e anticorrupção. A Fundação Oriente trouxe esta iniciativa para Portugal e nela mantém um papel activo.
Plataforma Portuguesa para a Integridade
Surge na sequência da Campanha Anticorrupção da Global Compact Network Portugal e da Associação Portuguesa de Ética Empresarial, que decorreu em Portugal em 2019. A iniciativa visa o desenvolvimento estratégico de projectos e iniciativas com impacto efectivo na sociedade naquele desiderato. A Fundação Oriente foi uma das primeiras signatárias da Campanha Anticorrupção.
United Nations Association – Portugal
A UNA Portugal é uma associação formalmente constituída em junho de 2022, que resulta de um movimento de cidadãos que têm como propósito contribuir para uma consciência global, que estão empenhados em contribuir para uma cidadania activa, que sentem necessidade de intervir cada vez mais, na busca de respostas e soluções para os problemas actuais de um mundo em grande mudança. A Fundação Oriente é fundadora e primeira associada colectiva, tendo actualmente assento em dois dos órgãos sociais.
Philea – Philanthropy Europe Association
Philea é a associação que agrega as Fundações europeias e que resulta da fusão entre o European Foundation Centre, de que a Fundação Oriente foi fundadora, e a Dafne.
Devido à falta de uniformidade na legislação de vários países da União Europeia relativa aos benefícios fiscais concedidos a doadores estrangeiros ou a nacionais que concedem donativos a entidades estrangeiras, foi criada a rede TGE. A Fundação Oriente, como uma das entidades que lançou esta rede, assumiu a representação em Portugal.
“Arrábida Zero Emissões”, é uma rede de colaboração e diálogo permanente com os diferentes actores (públicos e privados) locais (Setúbal, Sesimbra e Palmela) que querem contribuir para uma transição justa e equitativa rumo à descarbonização do Território Arrábida, em que toda a comunidade tem um papel a desempenhar. A Fundação Oriente aderiu a esta missão conjunta em 2024.
O Zambujal, no concelho da Amadora, distrito de Lisboa, é o primeiro bairro social do mundo embaixador dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Um projecto liderado pela Adgentes e pela Caza, visa a médio e longo prazos transformar o bairro através da criação de valor na formação de jovens, no estabelecimento de uma rede de comerciantes, na requalificação de espaços urbanos, assim como na promoção artística, social e cultural. Para o efeito, conta com vários parceiros, cada um deles apadrinhando a construção de um mural alusivo a um ODS. A Fundação Oriente escolheu o ODS 4 – Educação de Qualidade.
Instituto Português de Relações Internacionais – Universidade Nova
O IPRI-NOVA é um instituto dedicado aos estudos avançados em Ciência Política e Relações Internacionais. A Unidade de Investigação IPRI-NOVA é um instituto académico de investigação, fundado em 2003 pela Universidade NOVA de Lisboa, a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e a Fundação Oriente, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian (que faz parte do conselho geral).
CPLP – Observadores consultivos
A Fundação Oriente é, desde 2007, observadora consultiva da Comunidade de Países de Língua Portuguesa participando designadamente na Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa.
A Rede Portuguesa de Museus é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus. É composta na sua maioria por museus públicos. O Museu do Oriente, propriedade da Fundação Oriente, integra esta rede desde 2024.
Reconhecendo as vantagens - para ambas as partes - de associar outrasinstituições aos projectos de dinamização das relações culturais entre o Ocidente e o Oriente, a Fundação Oriente tem promovido a angariação de Mecenas para o seu Museu.
Para tanto, estabelece protocolos de cooperação com instituições parceiras permitindo a estas proporcionarem condições especiais de acesso ao Museu e a actividades aos seus membros ou sócios.
Actualmente, o Museu do Oriente conta com o apoio dos seguintes Mecenas:


![]()
Se pretender ser MECENAS ou PARCEIRO do Museu do Oriente contacte-nos através do telefone 213 585 200 | ou E-mail info@foriente.pt