Colecção
Presença Portuguesa na Ásia

A Colecção Presença Portuguesa na Ásia é constituída por mais de 2.000 objectos artísticos e documentais de diferentes tipologias, tais como mobiliário, marfins, têxteis, arte sacra, porcelana, pintura, escultura e documentos gráficos. Fruto de aquisições e doações, integra peças de valor excepcional, dispostas ao longo do piso 1 em núcleos organizados por países (Índia, Sri Lanka, China, Macau, Japão, Coreia e Timor-Leste), que evidenciam o carácter eminentemente coleccionista desta exposição, cujas peças vão desde 3.000 a.C. até meados do século XX.

O coleccionismo oriundo das Câmaras de Maravilhas das cortes e casas nobres europeias desde o século XVI fomentou a produção de objectos feitos de diversos materiais como porcelana, marfim, madrepérola, laca, tartaruga, corno de rinoceronte, filigrana de prata ou têxteis que foram adquiridos e guardados ao longo dos séculos como relíquias de “outros mundos”.


Presença Portuguesa na Ásia reúne vários destes objectos, testemunhos do fascínio que o Oriente e as suas preciosidades exerceram sobre o Ocidente, e do acto de coleccionar como forma de construir e partilhar conhecimento.

Ler mais
Peças da Colecção
Armadura do tipo iyozane nuinobe do (pormenor)
Polvorinho
Escritório
Cofre
Taça
Potes (par)
Figuras tumulares (par)
Bacia armoriada