Colecção
Kwok On

A Colecção Kwok On foi criada pelo sinólogo francês Jacques Pimpaneau a partir de um conjunto de cerca de 600 objectos que lhe foram doados, em 1971, por Kwok On, um banqueiro chinês que conheceu em Hong Kong, quando leccionava na Universidade Chinesa. Kwok On era apaixonado pelos diversos aspectos do teatro chinês, os quais se dedicava a registar. Além de construir instrumentos musicais tradicionais e marionetas, organizava encontros de amigos para encenações de libretos de óperas de Cantão e de espectáculos de marionetas. Esta doação foi o ponto de partida para a fundação da Association des Arts e Traditions Populaires de l’Asie e do museu que esta cria em Paris e que designa Kwok On. Desde então, Pimpaneau aumentou a colecção e dedicou-a às artes performativas asiáticas, assim como aos seus contextos associados - o narrativo, religioso e ritual - que documentam a diversidade de crenças e tradições populares, assim como as histórias e modos de vida comuns a todos os sectores sociais, dos diferentes países e regiões do continente asiático.


Em 1999, a Colecção Kwok On é doada à Fundação Oriente, que tem vindo a dar-lhe continuidade. Hoje, compreende mais de 15.000 objectos de uma área geográfica que se estende da Turquia ao Japão. Entre as tipologias contam-se instrumentos musicais, marionetas, trajes, pinturas, gravuras, estatuetas e objectos rituais, reunidos com o intuito de representar a materialidade das diversas artes performativas que testemunham e as cerimónias e narrativas religiosas de que são expressão.


A colecção inclui peças que vão da ópera às práticas fúnebres chinesas; do Koothyattam e Kathakali indianos à dança do Barong e dos Wayang Golek, Klitik, Orang, Topeng e Beber indonésios; dos inúmeros teatros de marionetas e de máscaras asiáticos, das mais variadas origens, nacionais e regionais, passando pelo teatro Tazieh do Irão, pelas festividades e teatros japoneses como o Noh, o Kabuki e o Bunraku, pelo teatro Khon tailandês, bem como uma série de objectos rituais, domésticos e comunitários, através dos quais se prestam os mais variados cultos.


Ler mais
Peças da Colecção
Traje da perfomance Teyyam para invocação de Karimkuttishastan
Pintura Pardeh com cena de teatro Tazieh
Cabeças de marionetas de vara
Caixa de cinema ambulante
Estátua de templo hindu com divindades
Pintura dos Cinco Tigres Guardas das Cinco Direcções para altar Badong
Máscara de Kirat para dança Chhau de Purulia
Estatueta de Ganesh para culto hindu
Máscara de Panji para performance Wayang Topeng
Máscara da Filha do Rei-Dragão no teatro Lhamo